Atualização do Plano Recife 500 Anos avança nesta sexta-feira (8) em reunião do Conselho de Administração da ARIES
Encontro integra o processo de desenvolvimento da atualização da estratégia de cidade sob o marco temporal dos 500 anos da capital pernambucana
Integrantes do Conselho de Administração, órgão de gestão estratégica da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), e a Assembleia de Fundadores, representada por Guilherme Cavalcanti, receberam o economista e consultor do Plano Recife 500 Anos em reunião virtual nesta sexta-feira, 8. O encontro marca mais um avanço no processo de Atualização do Plano Recife 500 Anos e amplia o debate sobre cenários e fatos portadores de futuro, a primeira seção do plano estratégico, que antecede o desenvolvimento da visão de futuro.
Registro da apresentação
O material apresentado por Sérgio C. Buarque é fruto de um processo de pesquisa e análise sobre tendências e mudanças mundiais, nacionais e estaduais que impactam na cidade do Recife em algum aspecto, como a pandemia da Covid-19, as mudanças climáticas e a ferrovia transnordestina, por exemplo.
Segundo o consultor, as considerar as tendências consolidadas é entender o que já está posto: o que será realidade e as suas consequências; já as incertezas críticas promove um outro ângulo de observação sobre o futuro, posto que, conforme explica Sérgio, é o que vai mudar o futuro visto que podem ou não se concretizarem.
Para o consultor do Plano Recife 500 Anos, essa é a chave para a construção dos cenários. Segundo Sérgio C. Buarque, “a única forma de pensar os futuros possíveis é explicitar hipóteses para cada uma delas”. Hipóteses essas que, ao serem combinadas, estabelecem as possibilidades de futuro do Recife.
A atualização do Plano Recife 500 Anos segue avançando na consolidação sobre os cenários. A previsão é que pesquisas online e físicas sejam realizadas com a população recifense ainda neste mês de outubro.
Registro da apresentação
Acompanhe as novidades através do perfil no Instagram @recife_500anos e fique por dentro do lançamento das pesquisas e demais etapas do processo de atualização do Plano Recife 500 Anos.
Por Giselle Cahú, equipe de comunicação ARIES.
