Projeto Primeiro a Infância entrega Praça Arari Ferreira à Iputinga
Após dois anos de trabalho, a requalificação da Praça Arari Ferreira Fonseca, no bairro da Iputinga, foi concluída atingindo brilhantemente seu objetivo: favorecer qualidade de vida e o livre brincar para crianças da primeira infância do Recife.
Entregue à comunidade no dia 12 de outubro de 2020, a praça Arari Ferreira Fonseca é fruto de um longo processo colaborativo, de escuta e cocriação. Segundo Pedro Mazzarolo, gestor do projeto Primeiro a Infância, os moradores abraçaram a transformação do local desde o início, engajamento essencial para o desenvolvimento de um espaço que traduza os desejos e necessidades da comunidade.
A praça foi planejada para que todos os moradores tenham acesso e possam usufruir do espaço. Favorecendo um híbrido entre as brincadeiras tradicionais e o livre brincar, a praça agora é composta de três ambientes: um destinado às crianças menores, de 0 a 3 anos; que contempla crianças de 4 a 6 anos com elementos de topografia lúdica; e o espaço multiuso da quadra e anfiteatro.
Embaixadores da Praça Arari
Comprometidos em zelar pelo bem entregue à comunidade, crianças e adultos residentes do entorno da praça receberam com muita alegria o título de Embaixadores da Praça. Para o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia, Marcos Baptista, a nomeação dos embaixadores representa de fato a entrega. “A praça está nas melhores mãos possíveis: a dos embaixadores, dos moradores. Eles participaram do projeto, acompanharam a sua execução e agora irão zelar e viver o espaço”, comenta Marcos. Ocorreram ainda outras ações, como a distribuição de bolas para as crianças e kits contendo álcool em gel, camisa e máscara do projeto.
A ARIES realizou um momento ao vivo para compartilhar com seus seguidores e apoiadores a conclusão dessa importante etapa para o Projeto Primeiro a Infância. Durante a transmissão, os moradores deram seus depoimentos sobre o novo equipamento do local. A representante comunitária Neide comentou que a praça representa para ela um sonho que virou realidade. “Não é um projeto político, é um projeto de humanidade. O pessoal lembra que a gente existe, enquanto muitos não lembram”, comentou Neide sobre o Projeto. Emocionada, Neide lembra de sua amiga Arari, cuja praça realiza uma homenagem nominal: “Arari Ferreira, que dá nome a essa praça, era uma guerreira, uma grande sindicalista. A família dela vai ficar muito feliz, e mais feliz estamos nós. Obrigada ARIES.”
Neide sendo recebida pelos colaboradores da ARIES. Foto: Giselle Cahú Moradores dando seus depoimentos durante a live. Foto: Giselle Cahú Crianças com os títulos de Embaixadores Mirim. Foto: Giselle Cahú
A Praça Arari Ferreira Fonseca, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife foi realizada pelo Projeto Primeiro a Infância, executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia. A Praça foi construída em parcecia com o escritório Lazo Arquitetura, que atuou na elaboração do projeto e em durante todo o seu desenvolvimento, elaborando espaços pensados para a necessidade e desejos de mães, pais, cuidadores, crianças e demais moradores do entorno.
O Projeto Primeiro a Infância é financiado pela fundação holandesa Bernard van Leer e integra a inciativa Urban 95, que tem como premissa desenvolver programas para melhorar a vida das crianças nas cidades, entendendo que colocar a infância no planejamento urbano é garantir um bom início de vida para todos, agindo nas bases para construir sociedades mais pacíficas, prósperas e criativas.
Por Giselle Cahú; equipe de comunicação ARIES.