Projeto CITinova apresentará ações de tecnologia e inovação para o desenvolvimento urbano sustentável

08/07/2022

*Matéria originalmente publicada no site https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/07/projeto-citinova-apresentara-acoes-de-tecnologia-e-inovacao-para-o-desenvolvimento-urbano-sustentavel

Painel integra programação do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Foto: Grinaldo Gadelha – CITinova/ARIES

O projeto CITinova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), apresenta neste sábado (9), às 10h, o painel ‘Tecnologia e inovação para cidades sustentáveis’. O evento integra a programação do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se será realizado em São Paulo (SP), entre os dias 8 e 10 de julho. O painel terá transmissão por meio deste link.

Participarão da abertura do painel o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e a representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A primeira sessão do painel será sobre ‘Planejamento Urbano Integrado’ e abordará o Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA). Implementado no Distrito Federal, o sistema provê, de forma integrada e gratuita, dados espaciais ambientais, tais como indicadores, mapas e dados consolidados de meio ambiente.

A segunda sessão vai debater a ‘Iniciativa de Tecnologia e Inovação’ que encontra-se em construção no Recife (PE). Os jardins filtrantes ocuparão uma área de aproximadamente sete mil m². A obra atuará no ambiente por meio de plantas fitorremediadoras que realizarão a filtragem da água do Riacho do Cavouco, favorecendo a ampliação da oxigenação do Rio Capibaribe, auxiliando-o em seu processo de resiliência.

Na terceira sessão será debatido a ‘Disseminação do conhecimento’ tendo como objeto a plataforma Cidades Sustentáveis. A plataforma oferece conteúdos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão e ao planejamento municipal. Estão disponíveis sistema de monitoramento de indicadores, banco de boas práticas em políticas públicas, orientações para a construção do Plano Urbano Integrado, Sistema de Informações Geográficas, guias, publicações, informações e notícias sobre sustentabilidade urbana e políticas públicas.

Cada painel contará com profissionais envolvidos na implementação das iniciativas e debatedores.

Sobre o projeto CITinova – é um projeto multilateral coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), este projeto é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).

Os objetivos principais são desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis.

Com duração de quatro anos, de 2018 a 2022, o projeto é composto por três grandes frentes de ação Planejamento Urbano Integrado, Investimentos em Tecnologias Inovadoras e Plataformas para Cidades Sustentáveis.A Virada ODS é considerada uma política pública municipal que busca ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.  O evento é organizado em seis eixos prioritários: Comunicação; Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico; Justiça; Educação; e Cultura.

Serviço:

Painel: Tecnologia e inovação para cidades sustentáveis

Data: sábado (9)

Horário: 10h

Local: Pavilhão do Ibirapuera – São Paulo

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=4NqDFpA5h9E