Projeto CITinova inspira sustentabilidade urbana com projetos ao redor do Brasil

03/08/2023

Belém, PA – Nos próximos dias 6 e 7 de agosto, acontecerá em Belém (PA) a segunda edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O evento contará com a presença de gestores públicos, organizações da sociedade civil, setor privado e academia, reunidos para o aguardado lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023 (IDSC-BR).

O Fórum será um marco para o Projeto CITinova, que também apresentará durante a programação os resultados das principais entregas de sua primeira edição, o CITinova I, voltado para o Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis. Foram realizadas ações nas importantes capitais do país: Brasília (DF) e Recife (PE), bem como o desenvolvimento de plataformas que disponibilizam ferramentas e metodologias para que gestores municipais possam aprimorar a gestão urbana.  Além disso, será o momento de lançar oficialmente o CITinova II, que promoverá o Planejamento Metropolitano Integrado e investimentos em tecnologia urbana inovadora nas Regiões Metropolitanas de Belém (PA), e de Florianópolis (SC), e na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

O evento está inserido no Diálogos Amazônicos, uma série de iniciativas da sociedade com o objetivo de formular novas estratégias para a região amazônica. O Diálogos Amazônicos precederá a programação da Cúpula da Amazônia, que se estenderá até 9 de agosto em Belém (PA), com os resultados do Fórum sendo apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula.

O lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e a apresentação do Projeto CITinova são iniciativas fundamentais para apoiar as cidades amazônicas no processo de transformação urbana através do planejamento integrado, tecnologias sustentáveis e da implementação da Agenda 2030. “A promoção desse evento visa estimular a troca de experiências e incentivar a tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento sustentável das cidades”, afirma entusiasmada Marcela Aboim, Diretora Nacional dos Projetos CITinova I e II pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os projetos CITinova são liderados pelo MCTI em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), supervisionados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE),  financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e com coexecução da Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Ambiental do Distrito Federal (SEMA/DF).

A programação do Fórum contemplará nove sessões distribuídas em dois dias. No dia 6 de agosto (domingo), das 15h às 17h, e no dia sete, (segunda-feira), das 9h às 18h, ambos os dias ocorrerão no Palacete Faciola (Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 – Nazaré). O evento proporcionará um ambiente para intercâmbio e diálogos sobre estratégias e ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras.


Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023
6 de agosto – domingo
15h às 17h
Transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/kaV9kwxrbmI?feature=share

7 de agosto – segunda
8h30 às 17h
Transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/EAAbgY5AuPs?feature=share


Este é um material produzido pelo Projeto CITinova e aprovado pelo Ministério das Ciências Tecnologia e Inovação (MCTI).