Apresentação do Plano de Adaptação Setorial do Recife ao GECLIMA acontece nesta quarta-feira, 23

22/02/2022

Plano de Adaptação Setorial do Recife (PASR) destina seus esforços a tornar o Recife mais sustentável e resiliente

Com o objetivo de reduzir os impactos dos eventos decorrentes da mudança do clima na capital pernambucana, está sendo construído o Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR) através do Projeto CITinova executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital. O PASR é desenvolvido em conjunto com a Prefeitura do Recife, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a WayCarbon.

O documento está na fase de diagnóstico de riscos e vulnerabilidades e compreenderá um conjunto de soluções pensadas para projetos urbanísticos e de infraestrutura, soluções baseadas na natureza e atividades de engajamento da sociedade. Seu andamento será apresentado nesta quarta-feira (23), durante reunião virtual do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (GECLIMA). A sessão contará com a participação da vice-prefeita do Recife e presidente do GECLIMA, Isabella de Roldão; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, juntamente com o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia, Marcos Baptista; representantes do ICLEI e demais integrantes do GECLIMA. A reunião será aberta ao público e transmitida ao vivo no canal “Eventos SMAS”, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS).

“Aguardamos a participação de agentes importantes para a construção do PASR, como lideranças comunitárias, movimentos sociais, organizações não governamentais e moradores do Recife e Região Metropolitana, para que possam conhecer o projeto e entender sua importância para mobilização na busca por um Recife mais resiliente”, afirma Marcos Baptista, Presidente da ARIES.

O PASR

Construído com base em quatro setores norteadores – Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Economia e Transformação Urbana – o PASR tem como finalidade, promover o desenvolvimento sustentável no meio urbano do  Recife a partir de análises técnicas e construção conjunta, visando tornar a cidade mais resiliente aos efeitos das  mudanças do clima. Atualmente, o projeto está na fase de diagnóstico, que considera as ameaças presentes e projeções futuras relativas à  elevação do nível médio do mar; inundação fluvial; seca meteorológica; ondas de calor; proliferação de vetores de doença (Aedes aegypti) e deslizamentos de terra no território. Com a finalização desta etapa, serão definidas e detalhadas ações prioritárias para os setores estratégicos, considerando os indicadores sociais e grupos vulneráveis a partir das análises desenvolvidas pelas equipes técnicas no Relatório dos Riscos Setoriais.

“O Plano contribuirá para o Recife trazendo um diagnóstico dos riscos urbanos aos quais a cidade está submetida com a chegada das mudanças climáticas, e principalmente os riscos que acometem as populações e territórios mais vulneráveis. Ele se chama “Plano de Adaptação” pois, diante do diagnóstico, trará proposições de ações a serem tomadas pelo poder público para adaptar a cidade e diminuir impactos negativos no cotidiano da população, considerando o comportamento do clima no futuro e a ocorrência de possíveis eventos extremos”, complementa Raissa Monteiro, Analista de Inovação da ARIES. 

“O ICLEI é parceiro da Prefeitura do Recife desde 2015. É com alegria que acompanhamos e colaboramos com a construção de um planejamento robusto para que a cidade tenha resiliência aos efeitos das mudanças do clima até 2050. O PASR chega sendo mais um passo fundamental nesse sentido”, pontua Leta Vieira, Coordenadora Sênior de Baixo Carbono e Resiliência e Coordenadora do Escritório Nordeste do ICLEI. 

Alinhado ao Plano Recife 500 Anos, o Plano de Adaptação Setorial é mais um projeto-piloto do dentro do Projeto CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O CITinova possui financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e é executado pela ARIES e Porto Digital na capital pernambucana.

Serviço:
Data: Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Horário: 14h30 às 16h
Transmissão: Canal da “Eventos SMAS”, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

Foto destaque: Marcos Pastich