ARIES celebra dia da terra em evento da UFRPE nesta segunda-feira, 17

13/04/2023

Em formato de aula aberta, o Painel Água – Problemas e Soluções ocorrerá no pátio externo do Departamento de Biologia das 16h às 18h na segunda-feira, 17

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), junto a uma rede de parceiros, está comemorando nas diversas unidades acadêmicas e campi avançados o Dia da Terra em Pernambuco. A programação de comemoração conta com rodas de diálogo, oficinas, aulas abertas, exposições, apresentações, entre outras atividades, e acontecerão entre os dias 17 a 22 de abril. A Agência Recife para Inovação e Estratégia marca presença no Painel Água – Problemas e Soluções abordando os Jardins Filtrantes! O painel será realizado em formato de aula aberta no pátio externo do Departamento de Biologia das 16h às 18h na segunda-feira, dia 17.

Celebrado em 22 de abril, o Dia Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra, foi estabelecido em 21 de dezembro de 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU. A data não marca apenas um momento de reflexão sobre os cuidados com o Planeta, marca principalmente a necessidade da população exigir ações sobre preservação, mitigação e adaptação à chamada Tripla Crise Planetária, que envolve mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição geral. 

Na 53ª edição do Dia da Terra, a Rede Dia Mundial da Terra destaca a importância de dedicarmos tempo, recursos e energia para resolver as mudanças climáticas e apela para uma aliança para que o planeta: “Aja (corajosamente), inove (amplamente) e implemente (equitativamente). Empresas, governos e cidadãos: todos representados e todos responsáveis”.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reconhece em seu programa “Harmonia com a Natureza” que padrões insustentáveis de consumo e produção aceleram a degradação ambiental e o esgotamento de recursos. Desde então, medidas vêm sendo adotadas em prol da Terra.

Confira a programação:

Para mais informações sobre a Rede Mundial da Terra, acesse: https://www.earthday.org/earth-day-2023/