ARIES inicia obra de requalificação ambiental no Parque do Caiara

08/02/2022

Nova etapa do projeto-piloto é marcada por visita do Prefeito João Campos ao local de implementação dos Jardins Filtrantes

Pioneiro em parques públicos do Recife, o projeto-piloto Jardins Filtrantes, uma iniciativa CITinova, avança para a etapa de obras civis. Com duração prevista para 150 dias, o investimento de R$ 4,5 milhões realizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility- GEF, em inglês) prevê a implementação de Jardins Filtrantes para tratar a água da foz do Riacho do Cavouco, localizado no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade.

A visita do Prefeito da Cidade do Recife, João Campos, ao local de implementação dos Jardins na manhã desta segunda-feira (7) marca o início da nova fase do projeto cuja execução é responsabilidade da Agência Recife para Inovação e Estratégia, em conjunto com o Porto Digital. A ocasião também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux; com a presença da representante da Phytorestore, Mariana Amazonas; do diretor-presidente da ARIES, Marcos Baptista e integrantes do Conselho e equipe ARIES.

“Com isso [os Jardins Filtrantes] a gente vai poder ter o Riacho do Cavouco, que chega no Rio Capibaribe, tendo uma parcela importante da sua água sendo tratada e despejada de maneira adequada dentro do rio”, comenta o prefeito João Campos, que destaca o tratamento 100% natural realizado através dos filtros.

Mariana Amazonas, representante da Phytorestore, enxerga a visita ao Parque do Caiara como um momento de celebração do início de um grande sonho: ver as águas do Rio Capibaribe limpas.

“A sensação é de que é possível ser e construir um Recife mais sustentável e capaz de acolher seus moradores com mais qualidade de vida. É sonho e esperança que viram realidade e que comprovam que quando apostamos em soluções que contemplam a natureza todos saem ganhando”, comenta Mariana Amazonas.

Para Marcos Baptista, diretor-presidente da ARIES, esse momento reforça o compromisso da Organização para com o futuro da cidade do Recife.

“Para a ARIES, é um privilégio poder entregar à Cidade do Recife um projeto inovador na área de saneamento, com diversos impactos positivos principalmente na área ambiental. É nosso papel trazer para nossa cidade novas soluções que se alinhem com o Plano Recife 500 Anos, para mostrar aos recifenses e ao poder público que é possível comemorar os 500 anos do Recife, em 2037, com a cidade da forma que precisamos”, afirma Marcos Baptista.

Tecnologia da natureza

A tecnologia aplicada nos Jardins Filtrantes é uma inovação francesa patenteada pela Phytorestore que utiliza plantas cuidadosamente selecionadas para remover poluentes da água através de um processo de fitorremediação. Ao fim do processo, a água tratada contribuirá de maneira direta para a vida no Rio Capibaribe, favorecendo a oxigenação da água e evitando que o rio continue recebendo poluição do Riacho. 

Segundo o engenheiro do Projeto CITinova/ARIES, Renato Martiniano, o principal fator de tratamento se dá pelos processos naturais que acontecem na zona de raízes, dentro dos substratos dos filtros; além disso, por se tratar de uma Solução Baseada na Natureza, os Jardins minimizam os riscos ambientais. 

“O sistema se configura como um jardim de aparência natural com a capacidade de atrair a biodiversidade de fauna e flora para sua área de implantação, proporcionando a contemplação e a valorização social e ambiental da área”, explica o engenheiro.

Inovação no Caiara, um desejo da população

O Parque do Caiara, localizado na Avenida Maurício de Nassau, no Bairro da Iputinga, possui uma área de cerca de 180.000,00 m² e disponibiliza para a população instalações de esportes e lazer, como pista de Cooper e Atletismo, quadras polivalentes, academia da cidade e parque infantil.

Por estar situado às margens do Rio Capibaribe, o Parque do Caiara possui uma vista privilegiada e um grande potencial de conexão entre as pessoas e a natureza, um dos principais objetivos do Projeto Parque Capibaribe, que avança em consonância com o Projeto CITinova e ao Plano Recife 500 Anos.

Diversas visitas foram realizadas ao bairro da Iputinga para comunicar aos moradores da região e aos frequentadores do Parque sobre os projetos-pilotos do CITinova no local. Com a proximidade do início das obras dos Jardins Filtrantes, no último fim de semana de janeiro a ARIES esteve novamente na zona oeste da cidade para tirar dúvidas da população.

A designer Gabriela Machado encontrou no Parque do Caiara um refúgio diante do isolamento da pandemia e do home office. A designer acredita que os Jardins Filtrantes promoverão qualidade de vida aos moradores e tornarão o Caiara uma inspiração para outros parques da cidade.

“Eu não sabia que esse tipo de trabalho era possível. Quando eu penso em limpeza, imagino algo mecânico, realizado de forma artificial, ou algo como uma coleta manual no rio para retirar os detritos. Quando você pega um projeto em que a própria natureza tem essa capacidade natural de devolver essa limpeza ao meio ambiente, eu acho fantástico!”, comenta Gabriela Machado.

Além da inovação do projeto, a sustentabilidade do Parque do Caiara, a revitalização do Riacho do Cavouco e os futuros investimentos na infraestrutura do local foram pontos abordados pelos moradores presentes junto à equipe ARIES. Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o evento!

O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), este projeto é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado nacionalmente em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).    

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/CITinova.