ARIES promove ciclo de palestras no REC’n’Play com a temática da Emergência Climática

14/10/2022

Recife possui em sua história diversos eventos provenientes de mudanças climáticas, em variadas escalas e impactos. O primeiro semestre de 2022, por exemplo, foi marcado por fortes chuvas no Recife e em todo o Estado de Pernambuco. Com mais de 120 mortes oficialmente registradas e 71 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, a tragédia superou a cheia de 1975, até então a maior catástrofe vivenciada em Pernambuco nos últimos 50 anos, que contabilizou 104 pessoas mortas e 350 mil desalojados, segundo dados oficiais.

O Estado de Emergência Climática decretado no Recife ainda em 2019, juntamente com o Movimento de Justiça Climática, elucida a necessidade e eficácia de trabalhar às mudanças climáticas, conhecendo suas origens, consequências e impactos em nossa sociedade. É neste sentido que a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) promove o “Emergência Climática – Origens e Consequências” no próximo dia 17 de Novembro, no auditório da Livraria Jaqueira, bairro do Recife (Recife Antigo), das 10h às 16h30. O evento integra a programação da quarta edição do REC’n’Play, o maior evento de tecnologia e inovação no Brasil realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação.

O ciclo de palestras “Cidades em Transição: Emergência Climática – Origens e Consequências visa promover reflexões e debates sobre o desenvolvimento sustentável no meio urbano do Recife diante das mudanças climáticas, de forma alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quando olhamos para as demandas da nossa cidade, conseguimos traçar um paralelo entre as urgências da capital pernambucana com todos os ODS. Isso evidencia a urgência em modificar a realidade da nossa cidade, influenciando, assim, no desenvolvimento global. Existe uma diversidade de ações em cada um dos 17 Objetivos, são projetos e ações que vão do macro ao micro. A mudança de comportamento social e ambiental, bem como alterações positivas nos hábitos de consumo de produtos e serviços são ações que podem e devem ser adotadas por cada cidadão.

Enquanto organização social responsável pelo plano de desenvolvimento estratégico da cidade do Recife, o Plano Recife 500 Anos, a ARIES orienta a visão de futuro para 2037 para uma cidade com diversas características sociais, econômicas e ambientais que reverberam em toda a população. Promotora de espaços de reflexão e debates sobre o futuro, a ARIES realiza o Cidades em Transição – Origens e Consequências em parceria com o Porto Digital. As inscrições deverão ser realizadas no site oficial do REC’n’Play.

Informações: ARIES