ARIES promove o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

12/04/2023

Com a temática “Cidades brasileiras em perspectiva”, a Agência Recife para Inovação e Estratégia é realizadora do I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social no Recife que ocorre de 9 a 12 de maio

Recife vem ganhando evidência com iniciativas do poder público, da sociedade civil e do terceiro setor guiadas pelos princípios do urbanismo social como estratégia de redução das desigualdades sociais nos seus territórios. Um destaque é o projeto-piloto Jardins Filtrantes, executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) através do Projeto CITinova, tema que integra o I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social.

O evento ocorre de 9 a 12 de maio e busca reunir diversos agentes produtores do espaço público para fortalecer o debate e as agendas em torno da construção de uma sociedade socialmente justa, discutindo experiências e projetos com o objetivo disseminar o conceito do urbanismo social. O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva está sendo realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social pela ARIES, com o patrocínio da Prefeitura do Recife, Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, Viana & Moura e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As inscrições são gratuitas e já estão abertas!

Visando o propósito de pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo do Recife, com foco na inclusão social, redução das desigualdades e na resiliência ambiental, a ARIES contempla as diretrizes do Plano Recife 500 Anos em todos os seus projetos e ações, contribuindo para o desenvolvimento do Recife na direção de um futuro desenhado pelos próprios recifenses. Afinal:

Quando completar 500 anos, o Recife será uma cidade parque inclusiva e sustentável, segura e com qualidade de vida, renda alta e baixa desigualdade social, com espaços urbanos qualificados e mobilidade ativa; será uma cidade criativa, conectada e competitiva, com população educada, tolerante e organizada, governo eficiente e transparente. O Recife será uma cidade resiliente às mudanças climáticas, com meio ambiente recuperado e conservado, rios e canais revitalizados, num território com reduzida desigualdade social e entre as áreas formais e informais do tecido urbano.
– Visão de futuro do Plano Recife 500 Anos

Visando o horizonte de 2037, já começamos a construir o Recife de 500 anos. Seguindo as experiências exitosas e inovadoras do Urbanismo Social, a ARIES é a responsável pela implementação das Bebetecas e do Pé de Infância nos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), além das Praças da Infância, Espaços de Leitura, arte urbana com os megamurais na Conde da Boa Vista, implementação dos Jardins Filtrantes, continuidade do Parque Capibaribe a partir do Cais do Caiara e Cais da Vila Vintém, entre outras iniciativas que contemplam projetos como o CITinova e o Primeiro a Infância, ambos com financiamento internacional do Fundo Global para o Meio Ambiente e a Fundação Bernard van Leer respectivamente.

É com a cidade e para a cidade que a ARIES trabalha ativamente, construindo novas histórias a partir de projetos que geram resultados. Participe do I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: cidades brasileiras em perspectiva, conheça de perto cases no Recife e ao redor do mundo que fazem a diferença nas cidades.

Faça sua inscrição: CLIQUE AQUI

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES; com informações do I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social.