ARIES, representada por Raissa Monteiro, conquista segundo lugar no Hakcthon Edtech

25/08/2022

A equipe de Raissa alcançou o segundo lugar apresentando o Ciclos, uma plataforma digital voltada para professores e estudantes de 7 a 14 anos em escolas públicas

A Agência Recife de Inovação e Estratégias (ARIES), representada pela arquiteta e urbanista Raissa Monteiro, integrou a equipe que propôs o Ciclos, plataforma digital voltada para professores e estudantes de 7 a 14 anos em escolas públicas, que promove a conscientização sobre o lixo. A ideia conquistou o segundo lugar no Hakcthon Edtech, evento encerrado ontem, em São Paulo.

Ocorrido de 22 a 24 de agosto na capital paulista, o Hakcthon Edtech objetiva desenvolver soluções tecnológicas para desafios locais e globais na Educação. Raissa Monteiro, arquiteta e urbanista que integra a equipe de Projetos da ARIES, participou da maratona em conjunto com outros profissionais. A equipe idealizou e apresentou o Ciclos, plataforma digital voltada para professores e estudantes de 7 a 14 anos em escolas públicas, visando a educação ambiental sobre o lixo.

Raissa tinha como missão propor estratégias dentro da temática Educação Urbana, incluindo prototipação de soluções de futuro e sustentabilidade. De acordo com a arquiteta, o Ciclos apresenta uma jornada de três níveis e nove desafios, usando a gameficação para conduzir os alunos a performarem dentro da escola, casa e bairro relacionadas à reciclagem, conscientização sobre produção de resíduos sólidos, triagem, coleta seletiva e mapeamento de áreas de descarte na rua, bairro ou comunidade.

As premissas definidas para construção do projeto foram replicabilidade, inovação pedagógica e inclusão digital. “A Inclusão digital foi uma grande preocupação nossa porque o público alvo são estudantes de escolas públicas, então a gente se depara com a realidade que nem todos os estudantes tem celular próprio”, destacou a arquiteta.

Raissa ainda explicou que o projeto envolve o gerenciamento da a plataforma pelo próprio professor professor e a sugestão de conteúdos que podem ser passados na sala de aula. Outro ponto enfatizado é que o Ciclos é também um teste board. “No caso, o Ciclos vai ter um painel que vai trazer informações por turma de como está cumprindo esses desafios. Então, se for aplicada em escala nacional, o professor pode ter noção quais turma conseguiram avançar, como é que a turma performou naquele desafio e você pode ter acesso ao teste board de outras cidades, de outros estados pra comparar com o seu”, esclareceu.

A ARIES tem muito orgulho do seu time. Parabéns, Raissa!