Bebetecas: um convite às famílias da primeira infância

24/03/2022

Espaço recém-inaugurado recebe treinamento para arte-educadoras, técnicas e gestoras

Quando observamos um espaço focado na primeira infância, com equipamentos e brinquedos lúdicos para os pequenos e pequenas, logo associamos a um local em que os familiares deixariam suas crianças para brincar enquanto saem para tratar de outros assuntos. As Bebetecas propõem algo diferente: um espaço para fortalecer a conexão entre cuidadores e suas crianças!

“A bebeteca tem esse objetivo: trazer o adulto e possibilitar para a criança um espaço desafiador compatível com a maturidade e faixa etária dela, que estimula a criatividade e curiosidade com autonomia. É um ambiente onde ela [a criança] consegue explorar de acordo com a sua iniciativa, sua competência sua maturidade, e o adulto cuidador que a acompanha pode começar a enxergar isso, isso é muito poderoso”, elucida Ana Maria Bastos, empreendedora social e fundadora da Descobrir Brincando, empresa parceira do Projeto Primeiro a Infância, um projeto da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) através do financiamento da Fundação Bernard van Leer.

A iniciativa da ARIES, em conjunto com a Fundação Bernard van Leer, a Prefeitura da Cidade do Recife e a Descobrir Brincando, partiu da compreensão da necessidade de um espaço acolhedor para levar cada vez mais para o Compaz as famílias da primeira infância, ou seja, famílias com bebês e crianças de 0 a 6 anos, considerando as necessidades específicas dos pequenos. A viabilidade de construção desses espaços se deu através da rede de bibliotecas dos Compaz, surgindo, assim, as Bebetecas, espaços dedicados para cuidadores e crianças da primeira infância do Recife.

Para a gestora do projeto Primeiro a Infância, Camila Lopes, as Bebetecas reforçam a importância de espaços que acolham os propósitos da infância.

“O Compaz é um espaço potencializador, com capacidade para acolher diversas ideias e projetos que promovam sempre – e de diferentes formas – uma infância acompanhada de perto e com estímulos que auxiliem no desenvolvimento completo da criança. Esperamos que a Bebeteca seja abraçada também pela população, que é a parte mais importante da nossa atuação na cidade”, comenta a gestora da ARIES.

O espaço do “sim”

A essência do projeto parte da compreensão sobre a importância da construção de uma relação saudável, segura e estável entre adulto e criança para o desenvolvimento das potencialidades dos pequenos. Para que tal objetivo seja alcançado, a ARIES investiu tanto no projeto do espaço físico, desenvolvido pelo Ateliê Quero Quero sob a concepção proposta pelo Primeiro a Infância, quanto no treinamento dos colaboradores da rede Compaz, realizado pela Descobrir Brincando.

Os dias 22, 23 e 24 de março foram repletos de atividades nos Compaz junto com a Descobrir Brincando, responsável pelos treinamentos. No dia 22, o Compaz Eduardo Campos, a formação com as arte-educadoras da Rede Compaz; dia 23 foi a vez do Compaz Ariano Suassuna realizar o encontro com os técnicos do Mãe Coruja e com as gestoras das bibliotecas da rede. Dia 24, última quinta-feira, a Bebeteca do Compaz Eduardo Campos foi novamente o cenário do treinamento, completando o ciclo com a formação com arte-educadoras e bebês que andam e que ainda não andam.

Com a conclusão dos treinamentos, as mediadoras estão aptas a realizar as intervenções que precisam ocorrer nos espaços. Segundo Ana Maria Bastos, o mediador será como uma ponte para exercitar o olhar do cuidador [adultos que cuidam das crianças] para aquilo que o bebê está fazendo. 

Outro fator essencial é a organização do local, que potencializa as iniciativas das crianças. Partindo do que Ana Maria Bastos chama de “concepção de criança”, as Bebetecas são ambientes compostos por materiais, equipamentos e brinquedos que permitem à criança explorar de maneira autônoma. “Não tem ali nenhum perigo [..] a gente fala que é o espaço do “sim”, foi tudo intencionalmente planejado”, reitera a fundadora da Descobrir Brincando, que conclui:

“Estudos já mostram que é a partir do vínculo saudável com adultos que a criança consegue construir todas as suas relações e explorar o mundo. […] Essas experiências vão acontecer na brinquedoteca, essas interações, esse fortalecimento de vínculo é que vai sustentar todo o desenvolvimento da criança. A gente costuma dizer que se conseguirmos mudar o início da vida, mudamos a história toda”.

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/Primeiro a Infância.