Cais da Vila: Novo trecho do Parque Capibaribe na Zona Norte do Recife possui mais de 6 mil m2 de área para lazer e convivência em conexão com a natureza

26/05/2023

Novo trecho do Parque Capibaribe, equipamento será inaugurado no próximo sábado (27), a partir das 8h30, com presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos e prefeito da Cidade do Recife, João Campos

Neste sábado (27), a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital e a Prefeitura da Cidade do Recife realizam entrega do Cais da Vila, cujo nome homenageia a comunidade Vila Vintém, localizada no entorno do novo espaço urbanizado da cidade. A estrutura reúne mobiliários, áreas de contemplação e convivência, arquibancada em três níveis com estrutura de anfiteatro para usos diversos, além de um píer flutuante que avança sobre o rio e que torna o Cais da Vila um novo ponto para passeios de barco. A urbanização às margens do Rio Capibaribe é uma iniciativa do Projeto CITinova e configura-se como mais um trecho do Projeto Parque Capibaribe, somando-se ao Jardim do Baobá, Praça Otávio de Freitas, Parque das Graças, e o Cais do Caiara, urbanização recém-entregue no Parque do Caiara (Iputinga).

“O Cais da Vila é mais uma intervenção que materializa a Visão de Futuro do Plano Recife 500 Anos. Somado ao Cais do Caiara e aos Jardins Filtrantes, a obra contribui para o desenvolvimento do Recife na direção do conceito de Cidade Parque, também colaborando com a integração das margens através dos píeres”, afirma Mariana Pontes, diretora de Projetos da ARIES.

Desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras e planejamento urbano integrado para apoio da administração pública na promoção de cidades sustentáveis visando tornar o Recife uma Cidade Parque é parte do objetivo do Projeto CITinova, que dialoga com as necessidades da cidade e com políticas públicas e projetos municipais através de seus projetos-pilotos.

“Elementos presentes no Rio Capibaribe e no mangue foram parte essencial do conceito aplicado no Cais da Vila. Além da arte nos pilares e do caranguejo no anfiteatro, temos o marco mangue e o escorrego jacaré que estimula a criatividade e a exploração dos espaços em diversas possibilidades”, comenta o engenheiro da ARIES, Maxwell Vieira.

Evento de Inauguração

No próximo sábado, dia 27 de maio, a partir das 8:30 horas, a ARIES realizará o evento de inauguração com a presença de autoridades envolvidas no Projeto CITinova no Recife. Na programação, além das falas institucionais com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos, o representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels, e do prefeito do Recife, João Campos será realizada uma ação de recreação e lanche com as crianças a partir das 10h.

Serviço:

8h30 – Solenidade inaugural (falas institucionais)

10h –  Recreação infantil

Local:

R. João Tude de Melo – Parnamirim, Recife – PE, 52060-025.

Ponto de referência: em baixo da ponte do Vintém (Conhecida como ponte do Carrefour) e próximo ao Museu Murillo la Greca.