Capital Pernambucana lança olhar para as centralidades com o RECENTRO NA ROTA DO FUTURO: Plano do Centro do Recife

13/09/2023

Realizado no Moinho, no bairro do Recife, o evento contou com a presença de organizações, instituições, comerciantes, profissionais, estudantes e interessados nas centralidades da capital pernambucana

A problemática do esvaziamento das áreas centrais vem se tornando uma preocupação recorrente em diversas cidades pelo mundo. No âmbito nacional, tal problemática tem sido enfrentada por programas e iniciativas que buscam reabilitar essas regiões, valorizando o patrimônio, muitas vezes subutilizado e deteriorado, estimular outras formas de apropriação e uso do território, desenvolver novas dinâmicas econômicas, além de gerar maior qualidade de vida aos antigos e novos residentes.

Nesse contexto, o Plano do Centro do Recife surge com o objetivo de planejar a área central da cidade, com uma abordagem de longo, médio e curto prazo, constituindo-se um produto da sociedade que ultrapassa ciclos de governo.  Assim, têm-se visão de futuro, eixos estratégicos, projetos prioritários e intervenções táticas territoriais, evitando-se intervenções isoladas e descontextualizadas. Trata-se da promoção de um planejamento mais participativo e eficiente que tem como produto um conjunto articulado e convergente de ações que promovam um processo contínuo de reabilitação urbana das áreas centrais do Recife.

Lançado na última terça-feira, 12 de setembro, o RECENTRO NA ROTA DO FUTURO considera os diferentes contextos, desafios e potencialidades do Centro da Cidade do Recife, concentrando-se prioritariamente nos Bairros do Recife, de Santo Antônio e parte de São José, conectando-se ainda com parte dos bairros da Boa Vista e de Santo Amaro. A Agencia Recife para Inovação e Estratégica (ARIES – @ariesrecife), com sua experiência a partir de projetos e do plano de desenvolvimento estratégico da cidade, o Plano Recife 500 Anos, assume a função de desenvolver um novo plano para nossa cidade: o RECENTRO NA ROTA DO FUTURO: Plano do Centro do Recife, coordenado pelo Gabinete do Centro (Recentro).

O RECENTRO NA ROTA DO FUTURO: Plano do Centro do Recife apresenta-se como um projeto de desenvolvimento urbano, com dois eixos: um estratégico, com horizonte de longo prazo e voltado para uma visão de futuro e para a formulação de prioridades estratégicas, e outro tático, com horizonte de curto e médio prazo, voltado para projetos e ações de intervenção imediatas no território. O objetivo é criar condições favoráveis para tornar o Centro do Recife um lugar próspero para viver, empreender, investir e visitar.

Traçando a rota para a transformação

A abordagem metodológica do Recentro na Rota do Futuro é abrangente, moldada para enfrentar os desafios complexos e multifacetados do presente sem abrir mão de uma visão de futuro.

Algumas das inciativas/etapas a serem desenvolvidas:

Benchmarking: o que outras centralidades nos ensinam? Uma investigação de experiências exitosas como as de Nantes (França), Medellín (Colômbia), Quito (Equador) e Rio de Janeiro (Brasil). Cidades que passaram por processos similares e trazem lições valiosas. Essa análise comparativa permitirá a identificação de estratégias bem-sucedidas e sua adaptação ao contexto do Centro do Recife;

Diagnóstico: exame aprofundado das condições atuais, capturando um retrato completo da situação mediante aos estudos temáticos de áreas como: Dinâmica e infraestrutura urbana, Patrimônio Material e Imaterial, Habitação, Mobilidade Dinâmica econômica, social e sustentabilidade. O Diagnóstico abrange também workshops com stakeholders, oficinas técnicas com especialistas e consultas com a sociedade. Isso inclui a avaliação de desafios como reabilitação urbana, habitação nas áreas centrais, evolução das vocações econômicas, preservação do ambiente e patrimônio, bem como questões como segurança, legislação vigente e qualidade de vida dos residentes.

Cenários Alternativos e a Formulação da Visão de Futuro: a análise dos subsídios coletados nas etapas anteriores permitirão selecionar tendências e fatos portadores do futuro (exógenos e endógenos), incertezas críticas e hipóteses que auxiliam na consolidação de uma Visão de Futuro, um panorama abrangente e inspirador que servirá como bússola para guiar os esforços rumo à transformação desejada. A pandemia e os desafios que ela trouxe à cidade também serão considerados nesse processo.

Estratégia: elaboração de um direcionamento estratégico conceitual (eixo estratégico) e uma etapa tática de ação no território (eixo tático), o plano estabelece a participação e a colaboração como pilar fundamental a partir de consultas públicas e ações participativas que serão realizadas para envolver diversos setores e garantir que as perspectivas e preocupações de todas as partes interessadas sejam levadas em conta. Isso promoverá um processo inclusivo e representativo na redefinição e revitalização do coração da cidade que terá como resultado uma nova proposta de carteira de projetos visando o longo prazo da cidade, em consonância com o Plano Recife 500 Anos.

Carteira de projetos: apresentação de um portfólio de ações concretas que irão gerar as transformações necessárias à construção da visão de futuro desejada para o Centro do Recife.

Somando esforços pela Cidade

Coordenado pelo Gabinete do Centro do Recife (Recentro), por meio da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), O Plano conta com a participação de renomados consultores, especialistas em planejamento estratégico e requalificação urbana. Entre eles:

Sérgio Buarque é economista, consultor com mais de 30 anos de experiência em planejamento estratégico e construção de cenários, desenvolvimento regional e local, com participação e coordenação de vários planos estratégicos de desenvolvimento estaduais, regionais e municipais. Foi Diretor-adjunto de Planejamento da SUDENE. Coordenou o desenvolvimento técnico do Plano Recife 500 anos.

Washington Fajardo é arquiteto e urbanista, ex-secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, ex-presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e ex-presidente do Instituto Pereira Passos. É autor de diversos projetos arquitetônicos, dentre eles a Arena Carioca da Pavuna, e a revitalização do Imperator – Centro Cultural João Nogueira e do Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana. Terceiro brasileiro agraciado como Loeb Fellowship na Harvard Graduate School of Design.

A Prefeitura do Recife e os atores envolvidos estão unidos em uma parceria estratégica que resultará em um Centro mais próspero, resiliente e inclusivo!


Saiba mais em: https://recentro.recife.pe.gov.br/recentro-na-rota-do-futuro-plano-do-centro-do-recife/


Fotos: Giselle Cahú