Cidades em Transição: Experiência de Tóquio na adaptação e mitigação aos impactos dos eventos naturais é tema de palestra no Recife

14/08/2023

No âmbito do Cidades em Transição, iniciativa da ARIES e Plano Recife 500 Anos, palestra realiza conexão Recife – Tóquio no próximo dia 22

Tóquio, a área urbana mais populosa do mundo, é atingida todos os anos por diversos eventos naturais extremos e utiliza soluções de planejamento urbano, infraestrutura, sistemas de monitoramento e alerta, além de informação e treinamento da população para se tornar um exemplo de resiliência e segurança. Na palestra “A experiência de Tóquio no Enfrentamento às Inundações”, o exemplo de Tóquio será discutido a partir de exemplos de soluções para reduzir os impactos das chuvas intensas, evitando catástrofes, salvando vidas e garantindo a volta quase imediata das atividades urbanas após cada evento climático. 

A palestra é uma ação anexa ao Cidades em Transição, e propõe uma conexão entre as capitais Recife (Brasil) e Tóquio (Japão) realizada pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Plano Recife 500 Anos. Com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA – PE) a Prefeitura do Recife através da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura do Recife, a palestra ocorre na próxima terça-feira, 22 de agosto, na Livraria Jaqueira no Recife Antigo, das 14 às 17h, de forma gratuita mediante inscrição online.

Na ocasião, Recife receberá o engenheiro, consultor, professor e pesquisador, Sideney Schreiner que trará sua experiência no tema como Chief Modeling Officer da Takumi Engenharia e consultor para o Banco Mundial em projetos de resiliência de infraestrutura de transportes e mitigação de impactos das mudanças climáticas na mobilidade urbana. 

Anualmente Recife enfrenta cada vez mais forte os impactos dos eventos climáticos, situação que se agrava com a ação humana e exige novos métodos e estratégias de infraestrutura e planejamento urbano para solucionar e mitigar os danos sofridos. Do outro lado do globo, Tóquio é exemplo em soluções de planejamento urbano, infraestrutura, sistemas de monitoramento, alerta, resiliência e segurança diante dos diversos eventos naturais extremos que vivencia.

Atualmente residente de Tóquio, Sideney possui larga experiência em projetos de resiliência de infraestrutura de transportes e mitigação de impactos das mudanças climáticas na mobilidade urbana, além de modelagem dos impactos das mudanças do clima nos sistemas de transporte e na efetividade de ações de adaptação e mitigação. Tendo atuado como Diretor Executivo de Planejamento de Mobilidade Urbana no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (Prefeitura do Recife), além de ter sido um dos consultores do Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas do Recife, o PASR, projeto-piloto do CITinova, Sideney traz nesta palestra seu conhecimento sobre ambas as cidades, promovendo um espaço de conhecimento e aprofundamento nas questões de infraestrutura das cidades frente às mudanças climáticas.

Inscreva-se gratuitamente em bit.ly/3Os61DV ou clicando no link da bio do perfil @ariesrecife no Instagram.