CITinova Recife – Projetos para uma cidade sustentável

08/03/2023

No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de Março) a Agência Recife para Inovação e Estratégia oficializa a entrega de projetos CITinova voltados para o enfrentamento às mudanças climáticas com foco na capital pernambucana

Desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras e planejamento urbano integrado para apoio da administração pública na promoção de cidades sustentáveis e para integração e acesso da sociedade em geral na participação e monitoramento da gestão pública é o objetivo geral do Projeto CITinova, em execução na cidade do Recife desde 2018 por meio da Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES. O CITinova dialoga com as necessidades da cidade e com políticas públicas e projetos municipais através de seus projetos-pilotos, a exemplo do desenvolvimento do Desenvolvimento de Mercado de Carbono – Município do Recife, o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para a Promoção de Habitação de Interesse Social e de Mercado Popular, o EVTEA, e o Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas na Cidade do Recife, o PASR.

A meta climática do CITinova busca evitar a emissão de 3,275 quilotons de Gás Carbônico (CO2) a partir da conclusão dos projetos-pilotos, objetivo perseguido mundialmente há 25 anos, desde que, em 16 de março de 1998, a abertura do processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto estabeleceu um tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), instituindo, posteriormente, a data como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climática.

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. Recife possui em sua história diversos eventos provenientes de mudanças climáticas, em variadas escalas e impactos. As chuvas ocorridas no primeiro semestre de 2022 em todo o Estado de Pernambuco superou a cheia de 1975, considerada, até então, a maior catástrofe vivenciada em Pernambuco nos últimos 50 anos. Com mais de 120 mortes oficialmente registradas e 71 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, a tragédia de 2022 é mais um fator alarmante que reforça a urgente necessidade de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Grande Recife. 

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima e podem ser naturais ou provenientes de atividades humanas, mas desde 1.800 é a atividade humana o principal impulsionador das mudanças climáticas. O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climática é um alerta para a urgência em viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas e conscientizar a população sobre a importância de agir para a redução dos impactos das mudanças climáticas na Terra; dessa forma, a ARIES, o Projeto CITinova e o Consulado Geral da França no Recife, com o apoio do Plano Recife 500 Anos, convida a todas e todos para participar do CITinova Recife – projetos para uma cidade sustentável + Noite das Ideias no dia 16 de Março no Cais do Sertão às 14h. 

Como palestra de abertura, o repórter Ernesto Paglia abordará os impactos das mudanças climáticas no Recife com comentários do Professor Marcus Silva, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O jornalista Pedro Lins mediará o evento que apresentará três painéis sobre os projetos-pilotos entregues pelo CITinova Recife. Concluindo o evento o Consulado Geral da França em Recife realiza o Noite das Ideias, celebrando a livre circulação de ideias e troca de conhecimentos sobre a dinâmica da sociedade de consumo e a acumulação como essência da modernidade. 

Noite das Ideias

Desde 2016 o Instituto Francês (instituição que promove a cultura francesa no exterior) convida todas as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro a celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento. Em uma mesma noite, acontecem conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas para jovens em torno de um único grande tema internacional. A ideia é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade civil. Cada país pode adaptá-lo à sua própria realidade, desejos e meios.

Em edições anteriores foram explorados temas como “A floresta: ser vivo hoje”; “Mais próximos” e “Reconstruir juntos”. Neste ano o tema internacional do evento é “Mais?”, no objetivo de questionar a dinâmica da sociedade de consumo e a acumulação como essência da modernidade. Um ano antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o tema da Noite das Ideias 2023 ecoa o lema olímpico (“Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”) e se presta a uma grande variedade de abordagens.

Realizada pelo Consulado Geral da França no Recife, o Instituto Francês e a Proa Cultural, com o apoio da Aliança Francesa e Ubu Editora, a 2ª edição da Noite das Ideias no Recife celebra a livre circulação de ideias e troca de conhecimentos na França e no mundo, como uma programação acoplada ao evento CITinova Recife – projetos para uma cidade sustentável. As atividades acontecerão na área externa do Cais do Sertão e serão essencialmente culturais e mais uma vez gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço:

Evento: CITinova Recife – Projetos para uma Cidade Sustentável + Noites das Ideias

Data: 16/03/23

Local: Auditório do Cais do Sertão (Palestra e Painéis) e área externa do Cais do Sertão (Noite das Ideias)

Horário: A partir das 14h

Inscrições: O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sujeito à lotação do auditório. Quem desejar pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível para ser destinado às famílias de Jardim Monteverde.

Mais informações: Instagram @ariesrecife