Jardins Filtrantes é exemplo de Solução Baseada na Natureza em Barranquilla, Colômbia

24/07/2023

Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) apresenta o projeto-piloto Jardins Filtrantes em evento da UrbanShift de 25 a 27 de julho

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Programa Urban Shift apoia as cidades na adoção de abordagens de desenvolvimento urbano integrado, centrado no ser humano e na conservação da natureza. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e implementado em parceria com o WRI, C40 Cities, ICLEI, PNUD, Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento, o UrbanShift é a marca para o Programa de Impacto em Cidades Sustentáveis. No Brasil, o Projeto CITinova integra o UrbanShift como Child Project.

Convidada pelo Instituto de Recursos Mundiais (WRI – World Resources Institute) em nome da plataforma global UrbanShift, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) participará do evento “Lições Aprendidas sobre Financiamento e Implementação de Soluções Baseadas na Natureza para Resiliência Climática e Equidade”, de 25 e 27 de julho em Barranquilla, Colômbia.

O evento trata-se de um Intercâmbio sobre Soluções Baseadas na Natureza (SBN) organizado pelo WRI e WRI Colômbia, com o apoio da cidade de Barranquilla, com oferecimento da Plataforma Global UrbanShift – uma iniciativa parceira do projeto CITinova II, lançado no próximo mês de agosto. A ocasião reunirá representantes de seis cidades da América Latina para promover a discussão sobre o financiamento e implementação de soluções baseadas na natureza em cidades latinas. 

Dayse Vital, arquiteta e urbanista da ARIES, representará a instituição na cidade colombiana. Para ela, o espaço em um evento internacional para abordar o projeto-piloto Jardins Filtrantes reforça o caráter inovador e sustentável da Solução.

“Os Jardins Filtrantes são uma Solução Baseada na Natureza que oferece para a cidade uma alternativa que abrange diversos fatores. Fica evidente durante as etapas técnicas e sociais de implementação do projeto que as questões ambiental, social e econômica andam juntas. É o que queremos mostrar em Barranquilla. Pensando de forma inovadora e sustentável e aliada à comunidade local, é possível mudar para melhor a realidade da cidade”, comenta Dayse Vital.

Jardins Filtrantes

O projeto-piloto Jardins Filtrantes será apresentado no evento como case de sucesso de implementação de SBN na cidade do Recife. O projeto requalificou uma área de 7.500 m² na foz do Riacho do Cavouco, localizado no Parque do Caiara, localizado no Bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. A partir da sua função de filtragem natural por meio de plantas aquáticas nativas da região, o projeto-piloto Jardins Filtrantes oferece uma alternativa aos meios convencionais de tratamento da água, além de uma área com paisagismo único e oferta de mobiliários para lazer dentro de um parque público na capital pernambucana, apontando resultados ambientais e sociais na região.

Executado pela ARIES em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, o projeto-piloto Jardins Filtrantes é uma iniciativa do Projeto CITinova e está alinhado aos conceitos do Plano Recife 500 Anos e Projeto Parque Capibaribe, projetos estratégicos para o desenvolvimento da capital pernambucana.

Por Giselle Cahú, comunicação ARIES/CITinova.