Jardins Filtrantes recebe Troféu Seriema no 21º Prêmio Crea de Meio Ambiente

24/11/2023

Agência Recife para Inovação e Estratégia Recebe o Troféu Seriema na MODALIDADE – ELEMENTOS NATURAIS, Destacando o Tema “Pessoas Mudam o Mundo”

A Agência Recife para Inovação e Estratégia tem a honra de anunciar que os Jardins Filtrantes foi o projeto vencedor do Troféu Seriema na Modalidade Elementos Naturais, no âmbito do Prêmio Crea de Meio Ambiente realizado pelo Crea Goiás. A premiação, que neste ano abraçou o inspirador tema “Pessoas Mudam o Mundo”, destaca e reconhece iniciativas que evidenciam o poder transformador das pessoas na construção de um futuro sustentável.

Sob o título “Jardins Filtrantes: Uma Experiência no Recife”, o projeto-piloto Jardins Filtrantes executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), exemplifica o uso de tecnologias da natureza com a implantação da Solução Baseada na Natureza (SBN) para tratar a água da foz do Riacho do Cavouco, localizado no Parque do Caiara, bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. Os Jardins Filtrantes, inaugurados em março deste ano, não apenas demonstram a viabilidade técnica da SBN, mas também personificam a capacidade das pessoas de mudar o mundo ao filtrar diariamente mais de 350 mil litros de água antes de seu despejo no Rio Capibaribe.

Na solenidade de premiação, realizada nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Goiânia, Mariana Pontes, diretora-presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Dayse Vital, arquiteta e urbanista da ARIES, estiveram presentes juntamente com Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura da Cidade do Recife e Wesley Morais, Secretário Executivo do mesmo Gabinete, para receber oficialmente o Troféu Seriema em reconhecimento ao trabalho excepcional realizado na capital pernambucana.

“A Agência Recife para Inovação e Estratégia junto com a Prefeitura da Cidade do Recife acredita que o futuro da nossa cidade é verde. A gente não entende o desenvolvimento urbano desassociado dos elementos naturais. […] Convidamos a todas e todos para ir ao Recife conhecer de fato os Jardins Filtrantes”, convidou Mariana Pontes, diretora presidente da ARIES em sua fala solene no recebimento do Troféu Seriema.

O tema “Pessoas Mudam o Mundo” deste ano destaca a importância crucial do engajamento da comunidade e do impacto individual nas práticas ambientais. Os Jardins Filtrantes, além de seu valor ambiental, proporcionam uma experiência estética e bem-estar, criando um ambiente que reflete a harmonia entre a natureza e a inovação urbana.

Os Jardins Filtrantes é uma iniciativa do Projeto CITinova e é reconhecido como um exemplo vivo de como as soluções locais podem ter um alcance global, e sua replicabilidade em outras cidades do Brasil e do mundo destaca seu potencial de transformação em direção à preservação ambiental. A Agência Recife para Inovação e Estratégia expressa sua gratidão pela distinção e reitera seu compromisso contínuo com iniciativas inovadoras que promovem a sustentabilidade e refletem a capacidade das pessoas de moldar um futuro mais justo e próspero para todos.

Assista a premiação na íntegra CLICANDO AQUI.


O projeto-piloto Jardins Filtrantes é uma iniciativa do CITinova, projeto multilateral executado na capital pernambucana pela ARIES, Núcleo de Gestão do Porto Digital com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife. O CITinova é realizado no Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), financiado pelo financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementado nacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O projeto-piloto segue as diretrizes do Plano Recife 500 Anos e Parque Capibaribe.

Por Giselle Cahú, comunicação ARIES