Gratidão e esperança

14/06/2021


Iniciava-se ali o processo para a definição de uma entidade que fosse responsável por esse planejamento de longo prazo da cidade e, as entidades que clamavam por essa iniciativa, através do Porto Digital, propõem que a coordenação desse plano fosse feito de forma independente, por uma entidade privada sem fins lucrativos, sem pressões políticas e fora da estrutura da máquina pública, que, embora conte com técnicos bastante qualificados, é moída diariamente com as inúmeras demandas urgentes da população.


Nasce então, em 2014, dentro do Porto Digital, a ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia, uma instituição que seria responsável, não apenas pela coordenação do planejamento de longo prazo da cidade, mas, sobretudo, sua guardiã e garantidora de que, ao atravessar diferentes gestões, em 2037, quando o Recife fará 500 anos, tivéssemos a cidade que precisamos, conforme expresso no documento elaborado de forma participativa por milhares de recifenses.
Em 2019 o Recife 500 Anos foi entregue e alguns dos projetos ali contidos já se encontram em execução. Para que a sociedade possa acompanha-lo lançaremos nos primeiros meses de 2021 um Painel de Indicadores através do qual todo recifense, de maneira aberta e transparente, poderá acompanhar a sua evolução. Nos reuniremos com o novo prefeito, João Campos, e pactuaremos, indicador a indicador, onde a gestão dele vai chegar, após os 4 anos de mandato. Faremos o mesmo com todos os futuros prefeitos ou prefeitas, até 2037.


É hora de dizer muito obrigado a Geraldo Júlio por todo o apoio para que o Plano fosse construído de forma independente, guiado apenas pelo desejo da população e a capacidade técnica dos especialistas que participaram da sua elaboração. Desejamos ao futuro prefeito, João Campos, sabedoria, vontade política e que tenha o brilho nos olhos necessários pra começar no dia 1 de janeiro de 2021 a fazer o futuro do Recife. Se Geraldo foi decisivo para que o Plano fosse feito, João é fundamental para que ele se torne irreversível.

Marcos Baptista Andrade
Presidente da ARIES

*Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião da organização.