No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, ARIES entrega projetos para um Recife mais sustentável

14/03/2023

Celebrada neste 16 de março, data é mote de evento que oficializa a entrega de projetos CITinova voltados para o enfrentamento às mudanças climáticas na capital pernambucana

Com um noticiário cada vez mais frequentado pelas – más – consequências das mudanças climáticas na terra, é urgente viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis, buscando conscientizar a população sobre a importância de agir para a redução dos impactos das mudanças climáticas na Terra. Comemorado neste 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climática faz esse alerta, e com esse mote, a ARIES, o Projeto CITinova e o Consulado Geral da França no Recife, com o apoio do Plano Recife 500 Anos, promovem o CITinova Recife – projetos para uma cidade sustentável + Noite das Ideias, na próxima quinta-feira (16),  no Cais do Sertão, às 14h.

Como palestra de abertura, o CITinova Recife – projetos para uma cidade sustentável recebe o jornalista Ernesto Paglia, com comentários do Professor Marcus Silva, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O jornalista e apresentador Pedro Lins mediará a continuação do evento que apresentará três painéis sobre os projetos-pilotos do CITinova Recife executados na cidade, oficializando a entrega dessas soluções que atuam no enfrentamento das mudanças climáticas na capital pernambucana.

O CITinova dialoga com as necessidades da cidade e com políticas públicas e projetos municipais através de seus projetos-pilotos, a exemplo do desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para promoção de Imóveis  de Interesse Social e Mercado Popular, o Desenvolvimento de Mercado de Carbono – Município do Recife, o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para a Promoção de Habitação de Interesse Social e de Mercado Popular, o EVTEA, e o Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas na Cidade do Recife, o PASR.

Desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras e planejamento urbano integrado para apoio da administração pública na promoção de cidades sustentáveis e para incluir a sociedade na participação e monitoramento da gestão pública é o objetivo geral do CITinova, em execução na cidade do Recife desde 2018 por meio da Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES.

Redução de CO² e o cenário Recife

A meta climática do CITinova busca evitar a emissão de 3,275 quilotons de Gás Carbônico (CO2) a partir da conclusão dos projetos-pilotos, objetivo perseguido mundialmente há 25 anos, desde que, em 16 de março de 1998, a abertura do processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto estabeleceu um tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), instituindo, posteriormente, a data como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climática.

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. Recife possui em sua história diversos eventos provenientes de mudanças climáticas, em variadas escalas e impactos. As chuvas ocorridas no primeiro semestre de 2022 em todo o Estado de Pernambuco superaram a cheia de 1975, considerada, até então, a maior catástrofe vivenciada em Pernambuco nos últimos 50 anos. Com mais de 120 mortes oficialmente registradas e 71 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, a tragédia de 2022 é mais um fator alarmante que reforça a urgente necessidade de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Grande Recife.

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima e podem ser naturais ou provenientes de atividades humanas, mas desde 1.800 é a atividade humana o principal  impulsionador das mudanças climáticas.  Concluindo o evento, o Consulado Geral da França em Recife realiza o Noite das Ideias, celebrando a livre circulação de ideias e troca de conhecimentos sobre a dinâmica da sociedade de consumo e a acumulação como essência da modernidade.

Noite das Ideias

Desde 2016 o Instituto Francês (instituição que promove a cultura francesa no exterior) convida todas as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro a celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento. Em uma mesma noite, acontecem conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas para jovens em torno de um único grande tema internacional. A ideia é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade civil. Cada país pode adaptá-lo à sua própria realidade, desejos e meios.

Em edições anteriores foram explorados temas como “A floresta: ser vivo hoje”; “Mais próximos” e “Reconstruir juntos”. Neste ano o tema internacional do evento é “Mais?”, no objetivo de questionar a dinâmica da sociedade de consumo e a acumulação como essência da modernidade. Um ano antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o tema da Noite das Ideias 2023 ecoa o lema olímpico (“Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”) e se presta a uma grande variedade de abordagens.

Realizada pelo Consulado Geral da França no Recife, o Instituto Francês e a Proa Cultural, com o apoio da Aliança Francesa e Ubu Editora, a 2ª edição da Noite das Ideias no Recife celebra a livre circulação de ideias e troca de conhecimentos na França e no mundo, como uma programação acoplada ao evento CITinova Recife – projetos para uma cidade sustentável. As atividades acontecerão na área externa do Cais do Sertão e serão essencialmente culturais e mais uma vez gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia.

Programação CITinova Recife – Projetos para uma cidade sustentável

14h – 14h15   Boas-Vindas – Pedro Lins

14h15 – 15h15   Palestra de abertura – Ernesto Paglia

15h15 – 15h30   Prof. Marcus Silva (UFPE)

15h30 – 16h       Falas institucionais ARIES, PNUMA, PCR, MCTI

16h – 16h45   Painel 1 – Desenvolvimento de Mercado de Carbono – Município do Recife

Gabriel Oliveira, urbanista, doutor em recursos hídricos e analista ambiental da ARIES; Representante da Secretaria de Meio Ambiente Prefeitura da Cidade do Recife; Professor Eduardo Antonio Maia Lins, do Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (LIMCS) da Universidade Católica de Pernambuco, contribuem para o debate sobre o projeto-piloto Desenvolvimento de Mercado de Carbono no Município do Recife.

16h45 – 17h30   Painel 2 – Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para a Promoção de Habitação de Interesse Social e de Mercado Popular (EVTEA) 

Raissa Monteiro, mestra em Assentamentos Humanos, arquiteta e urbanista da ARIES; Mariana Asfora Presidente do Instituto das Cidades Pelópidas Silveira (ICPS); Professora Paula Maciel, do curso de arquitetura da Universidade Católica de Pernambuco, contribuem para o debate sobre o projeto-piloto EVTEA.

17h30 – 18h15   Painel 3 – Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas na Cidade do Recife (PASR)   

Gabriel Oliveira, urbanista, doutor em recursos hídricos e analista ambiental da ARIES; Representante da Secretaria de Meio Ambiente Prefeitura da Cidade do Recife; Professor Fábio Pedrosa, Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (LIMCS) da Universidade Católica de Pernambuco contribuem para o debate sobre o projeto-piloto PASR.

18h15 – 18h45   Considerações finais ARIES, PNUMA, Consulado Francês
18h45 – 19h       Apresentação pocket Maracatu Infantil Nação Erê

Programação Noite das Ideias

18h – Cordel para crianças de todas as idades – Com Mari Bigio

19h – Lançamento do livro Uma Ecologia Decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho, seguido de bate-papo com o autor Malcom Ferdinand

20h – Sessão de exibição de curtas sob o tema das emergências climáticas e suas consequências

21h – Show da Banda Barbarize

Serviço:

Evento: CITinova Recife – Projetos para uma Cidade Sustentável + Noites das Ideias

Data: 16/03/23

Local: Auditório do Cais do Sertão (Palestra e Painéis) e área externa do Cais do Sertão (Noite das Ideias)

Horário: A partir das 14h

Inscrições: O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sujeito à lotação do auditório. Quem desejar pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível para ser destinado às famílias de Jardim Monteverde.

Mais informações: Instagram @ariesrecife