Painéis, dinâmica e caminhada técnica marcam o primeiro dia do Toró de Ideias

19/08/2022

A maratona ocorre nos dias 19 e 20 de agosto, finalizando com a avaliação das ideias e premiação dos grupos vencedores

Estudantes, profissionais e integrantes de organizações sociais engajados com as diversas questões do Centro do Recife compõem o grupo de 30 participantes da primeira edição do Toró de Ideias, uma iniciativa da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, através do RECENTRO.

Sob a perspectiva do plano de desenvolvimento estratégico da capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos, o Toró de Ideias visa apresentar soluções para tornar os espaços urbanos mais acolhedores, criativos e funcionais, e provoca os participantes com uma questão central: Como ativar a rota histórico-cultural do Centro do Recife de forma criativa, viável e sustentável?

Para elucidar aspectos fundamentais do Centro e apresentar dados sobre a Região Político-Administrativa 1 (RPA-1) da cidade e inspirar a todas e todos, o Toró de Ideias realizou três painéis. O primeiro painel abordou Rota Histórico-Cultural do Centro do Recife: objetivo, perímetro e diagnóstico situacional; o segundo apresentou o panorama histórico, urbano e socioeconômico do Centro do Recife, e, por fim, o terceiro painel trouxe ao participantes um diagnóstico de usos do Centro do Recife.

Como parte da dinâmica de montagem dos grupos, todos os presentes se apresentaram e teceram comentários sobre o que esperam do Centro do Recife; foram citadas questões como segurança, lazer e habitação. Na sequência, um “passeio imaginário” animou o momento de integração, que finalizou com a mensagem de todas e todos “vestirem a camisa” do Centro e abraçarem o propósito do hackathon.

Iniciando a tarde do primeiro dia de maratona, os participantes realizaram uma caminhada técnica guiada pela ARIES e RECENTRO através da rota histórico-cultural a fim de conhecerem de perto o objeto do hackathon. Os participantes puderam tirar dúvidas, realizar anotações e fotografar elementos da rota para auxiliar no processo criativo que será realizado na manhã do sábado, segundo dia de hackathon.

Confira abaixo o mapa da rota:

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES.