Parque Capibaribe tem nova etapa de obra iniciada

21/09/2022

Bloco contempla a urbanização do Cais da Vila Vintém, na Zona Norte, e o Cais do Caiara, na Zona Oeste do Recife

O Parque Capibaribe, projeto que prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do rio Capibaribe no Recife, avança mais um passo. Nesta quarta-feira, 21, terá início a obra de urbanização da Vila Vintém, que juntamente com a obra de urbanização já iniciada no Parque do Caiara configuram os dois novos blocos que se somam ao Jardim do Baobá, a Praça Otávio de Freitas e, mais recentemente, o Parque das Graças, equipamentos conectados ao rio e que já fazem parte da rotina do recifense. Mais de R$ 5 milhões serão investidos nas duas novas áreas, por meio de recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente. A previsão de entrega é o primeiro trimestre de 2023.

O Cais da Vila Vintém fica na área próxima ao Museu Murillo la Greca e abaixo da Ponte do Vintém (que vai do Carrefour em direção ao Shopping Plaza, na Zona Norte). Já o Cais do Caiara está localizado no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste. Antes da etapa de obras, os projetos passaram por diversas fases de estudos técnicos e ambientais, além do período participativo que convidou e envolveu a população para saber o desejo de transformação da área dos recifenses. As etapas validaram o início do ciclo de licitações até chegar à obra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, a nova etapa marca mais um avanço no resgate da relação do recifense com o rio e com a natureza. “O Parque Capibaribe é um projeto transformador do urbanismo recifense, reaproximando a cidade de seu principal rio. A cada nova etapa, a cidade ganha em ativação de espaços públicos, mobilidade sustentável e, principalmente, uma nova perspectiva de integração com o meio ambiente para os recifenses”, destacou.

As obras estão sendo executadas pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, dentro da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto tem co-execução do CITinova, iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), cujo foco é viabilizar financeiramente projetos de enfrentamento aos principais desafios ambientais.

“O Rio Capibaribe é o nosso maior ativo ambiental, conectado diretamente com a identidade da cidade do Recife. É a partir dele que buscamos realizar a transição do Recife para uma Cidade Parque, consolidando a capital pernambucana como uma cidade que vivencia e desfruta das margens do Capibaribe de maneira integrada e sustentável, como aponta o Plano Recife 500 Anos”, afirmou o presidente da ARIES, Marcos Baptista.

Travessias

Para incentivar a criação de novos eixos de travessia de mobilidade ativa ao longo do Rio Capibaribe, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em conjunto com a Prefeitura do Recife e o Núcleo de Gestão do Porto Digital, realiza o Travessias Capibaribe – Concurso Nacional de Passarelas no Recife. O foco é selecionar os melhores projetos arquitetônicos para passarelas de pedestres e modais sustentáveis, que vão estimular a mobilidade ativa, a adoção de hábitos para a diminuição da emissão de CO2 e a ampliação da conexão entre bairros e comunidades.

Sobre o projeto:

O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km. O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao conectá-las novamente com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade. O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), e integrado pelo Projeto CITInova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.