Plano Recife 500 Anos avança em sua atualização através do 1º Workshop de Discussão Técnica
Representantes de entidades e organizações recifenses prestigiaram e participaram ativamente do evento.
A tarde da quarta-feira (20) representa um marco na retomada das etapas de participação popular do Plano Recife 500 Anos. Agora focada na atualização do Plano, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) realizou o 1º Workshop de Discussão Técnica da Atualização do Plano Recife 500 Anos no Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. O evento envolveu mais de 30 representantes de diversos segmentos da sociedade, como a Universidade Federal de Pernambuco, a Ameciclo, o Recicultura, a OAB – PE e diversas secretarias da Prefeitura da Cidade do Recife.
Mariana Pontes, diretora da ARIES, abriu o evento abordando sobre a Organização e os projetos em execução; na sequência, o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia, Marcos Baptista, explanou sobre as dimensões do Plano Recife 500 Anos, com um enfoque nas Grandes Transformações e nos Caminhos Estratégicos propostos na primeira versão. O coordenador técnico da atualização do Plano, João Sales, subiu ao palco em seguida, com uma breve fala sobre o processo de atualização e passou a palavra para Sérgio C. Buarque, economista e consultor do Plano Recife 500 Anos, que apresentou o desenvolvimento do conteúdo sobre Cenários e Visão de Futuro consolidado até o momento.
Marcos Baptista realizando sua apresentação. Material distribuído no evento.
Mariana Pontes realizando a abertura. João Sales durante sua fala. Sérgio C. Buarque apresentando os fatos portadores de futuro.
A condução do evento ficou a cargo de Viviane Rolemberg, que protagonizou um momento de muita emoção ao dar seu testemunho diante do seu primeiro contato com o Plano Recife 500 Anos. “São tantos os desafios que a gente tem na nossa cidade. Eu tenho 42 anos de idade e nunca morei em outro lugar que não em Recife. E saber, quanto cidadã, que existem movimentos como o da ARIES, comprometido com essa imensidade e com as pessoas que fazem parte dela, me deixa emocionada”, comentou.
Viviane que complementou sua fala com votos de sucesso ao Plano e ao futuro do Recife: “O que eu desejo é que vocês continuem extremamente otimistas nessa missão contando com a população do Recife, como eu aqui presente, e pensando estrategicamente porque a gente sabe que não basta apenas pensar positivamente, mas desenvolver essas ações estratégicas de forma assertiva e otimista para que a gente possa, sim, entregar um Recife muito melhor para os que já estão aqui e para os que virão”.
Após uma pausa, o Workshop retomou com a contribuição dos presentes. Todas as falas estarão presentes na relatoria do evento e serão consideradas na construção do conteúdo atualizado do Plano Recife 500 Anos. Novos momentos de consultas, debates e explanações serão realizados até a conclusão do processo de atualização e a publicação da nova versão do Plano, em março de 2022.
Para assistir à transmissão do evento, clique aqui!
Participação da representante da Ameciclo, Gaia Lourenço. Participação de Domênica R. da Silva, consultora de raça e gênero do Plano Recife 500 Anos.
Por Giselle Cahú, equipe de comunicação ARIES.
