O que é o Plano Recife 500 Anos?

Recife das águas, dos morros, da tradição e da modernidade. Recife do passado, do presente, do amanhã. Descrita em verso e prosa, a cidade pulsa repleta de contrastes, desafios e possibilidades. Quais os caminhos para o futuro do Recife?

Em 2037 Recife completará cinco séculos de história. O desafio de construir estratégias que direcionem o desenvolvimento da capital pernambucana sob o marco temporal dos 500 anos da Cidade coube a Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES, uma organização social de inovação e estratégia, sem fins lucrativos, apartidária, que tem como propósito pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo do Recife, contribuindo para inclusão social, para redução das desigualdades, para a resiliência ambiental da cidade frente às mudanças climáticas.

Sob os pilares organizacionais “Transdisciplinaridade”, “Prototipação do Futuro” e “Colaboração e Articualação”, a ARIES construiu o Plano Recife 500 Anos através de um processo iniciado a partir da definição dos parâmetros de referência e identificação dos indicadores da cidade sobre o atual momento e o futuro desejado para o Recife. Para isso foi essencial envolver os recifenses em rodadas de pesquisas qualitativas e quantitativas, entrevistas com grupos focais, consultas participativas online, além de um benchmark, ou análise comparativa, para buscar boas práticas e casos de referência mundiais, bem como de comparar o desempenho do Recife com outras 16 cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes e outras 14 Regiões Metropolitanas, observadas em relação à Região Metropolitana do Recife.

Uma análise retrospectiva também foi realizada para traçar um diagnóstico recente do Recife, entre os anos de 1990 e 2015, no contexto municipal e metropolitano. Ao longo do processo de elaboração da primeira versão do Plano Recife 500 Anos, iniciado em 2015 e entregue à Cidade em 2019, foram envolvidas cerca de cinco mil pessoas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, além dos encontros com o Fórum do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) e com representantes dos Conselhos Setoriais do Recife.

Dessa forma, sob a credibilidade da participação popular, O Plano Recife 500 Anos oferece à cidade um caminho de possibilidades com base nos processos de participação popular, nas melhores práticas em desenho de cidades e na fundamentação técnica específica sobre a nossa cidade.

O Plano Recife 500 Anos é uma iniciativa para unir os recifenses. É um esforço de desenho coletivo de uma visão, a definição de um ponto de partida para as ações que nos levarão para um futuro feito por todos nós e realizado, ao longo do tempo, sem impedimentos, sem restrições de ciclos curtos nem de lideranças transitórias.

Em sua segunda versão, entregue em comemoração ao aniversário de 485 anos do Recife (2022), o Plano avança alinhado às novas dinâmicas, prioridades, assim como aos novos contextos e desafios da nossa cidade sob a mesma base: saberes estabelecido sobre cidades, o saber estabelecido sobre a nossa cidade e o saber que emerge da participação popular. Em 2037 Recife completará cinco séculos de história, mas o Recife do futuro é hoje!