Projeto CITinova promove debate sobre os Jardins Filtrantes neste domingo, 30

28/01/2022

A ação objetiva tirar dúvidas e atualizar os moradores sobre a obra que iniciará em breve no Parque

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), reunirá moradores da Iputinga (ZO) e frequentadores do Parque do Caiara neste domingo, 30, às 14h, para debater sobre os Jardins Filtrantes. O projeto-piloto faz parte do CITinova, um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e executado em parceria com ARIES e Porto Digital na capital pernambucana.

A obra do projeto-piloto, prevista para iniciar em fevereiro, ocupará aproximadamente 7.000 m² de área com a construção de Jardins Filtrantes, que atuarão no ambiente através de plantas fitorremediadoras que realizarão a filtragem da água do Riacho do Cavouco, favorecendo a ampliação da oxigenação do Rio Capibaribe, auxiliando-o em seu processo de resiliência.

O projeto, que avança em consonância com o Parque Capibaribe, está alinhado ao Plano Recife 500 Anos diante dos caminhos estratégicos do Plano e de seu objetivo em promover o desenvolvimento sustentável, econômico e social da cidade do Recife através de ações estratégicas e inovadoras.

Segundo a diretora de projetos da ARIES, Mariana Pontes, os Jardins Filtrantes se consolidaram como uma Solução Baseada na Natureza de sucesso, uma vez que auxiliaram na recuperação do Rio Sena após grandes chuvas e já foram aplicados em outros efluentes no mundo.

Já o engenheiro do Projeto CITinova/ARIES, Renato Martiniano, ressalta que os frequentadores da área das quadras do Parque do Caiara não precisarão se preocupar em procurar outra área para a prática de esportes. Segundo o engenheiro da ARIES, “as quadras e a pista de skate ficarão de fora do canteiro de obras e, por isso, o uso do espaço não será inviabilizado”.

Serviço:
Data: 30/01/2022
Local: Parque do Caiara – Av. Maurício de Nassau, 68 – Iputinga, Recife – PE, 52171-011
Horário: 14h

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/CITinova.