Responda a Pesquisa de Percepção do Centro do Recife!

19/09/2023

Participe da pesquisa de percepção e ajude a moldar o futuro do coração da nossa cidade.

Recife é uma cidade plural e dinâmica. É com o olhar atento às potencialidades e necessidades da capital pernambucana que a Agencia Recife para Inovação e Estratégica (ARIES, @ariesrecife), que desenvolveu o Plano Recife 500 Anos, leva a sua expertise de projetos e assume a função de desenvolver um novo plano para nossa cidade: o RECENTRO NA ROTA DO FUTURO: Plano do Centro do Recife, coordenado pelo Gabinete do Centro (Recentro).

O projeto coloca suas lentes sob o Bairro do Recife, de Santo Antônio e parte de São José, conectando-se ainda com parte dos bairros da Boa Vista e de Santo Amaro. Isso por um viés tático, com projetos e ações de intervenção imediatas no território, assim como estratégico, mantendo a visão de futuro a ser construído diariamente. “Para promover o desenvolvimento sustentável das áreas centrais do Recife é fundamental combinar ações de curto prazo, para recuperar e melhorar a qualidade do espaço urbano, com projetos estruturadores que levam à reabilitação urbana e à dinamização econômica e preparam a Cidade para os desafios do futuro”, afirma Sérgio Buarque, consultor do Plano do Centro do Recife.

Visando promover um planejamento eficiente e relevante para o Centro, explicitando as prioridades estratégicas em torno de um conjunto articulado e convergente de ações que levem a um processo combinado de reabilitação urbana, dinamização econômica, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população das áreas centrais do Recife, o Plano do Centro do Recife lança a Pesquisa de Percepção do Centro do Recife, incentivando a participação e investindo na escuta dos recifenses que vivem, ou não, o coração da cidade.

Segundo Mariana Pontes, presidente da ARIES, “a participação ativa das pessoas é essencial para moldar o futuro do Centro, pois suas emoções, desejos e experiências darão vida a essa renovação. O Plano não se limita a edifícios e infraestrutura, mas abrange as histórias, memórias e sentimentos que o envolvem. A missão da ARIES é criar um ambiente inclusivo onde todas as vozes e afetos sejam valorizados, para construir um Centro que encante os olhos e aqueça os corações de seus habitantes e visitantes.”

“Precisamos entender qual é o potencial de atratividade do centro do Recife, entender o que as pessoas se afeiçoam, entender, portanto, como estão os afetos, mas ao mesmo tempo a realidade. ‘Calçada está boa? eu me sinto seguro? eu consigo caminhar a pé? eu consigo fazer o que quero, fazer uma compra, visitar algo? eu tenho informações suficientes sobre o centro da cidade para tomar decisões por mim mesmo?’. É necessário uma visão holística do centro. É economia, é habitacional, é patrimônio cultural, mas é também subjetivo, como é que as pessoas se sentem, que emoções o centro desperta nas pessoas, que medos ele desperta”, comenta Washington Fajardo, consultor do Recentro na Rota do Futuro: Plano do Centro do Recife. 

Faça parte do desenvolvimento do Recentro na Rota do Futuro! CLIQUE AQUI!