Serviço de Mobilidade Fluvial é vencedor da 8ª edição do Brasil Design Award

09/07/2021

Vencedor da medalha de bronze na categoria “Design de Impacto Positivo”, Serviço de Mobilidade Fluvial demonstra a viabilidade do Recife investir no transporte nos rios que cortam a cidade.

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), a premiação Brasil Design Award objetiva reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Com mais de 2.500 projetos premiados desde sua primeira edição, em 2009, o prêmio já se consagrou como um dos mais relevantes do país.

Em sua oitava edição, o Brasil Design Award recebeu 1.464 inscrições de 24 estados do Brasil, dentre elas, a inscrição do projeto de Serviço de Mobilidade Fluvial do Barco Solar desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Serviços OrbeLab, contratação do Projeto CITinova através da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).

Vencedor da medalha de bronze na categoria “Design de Impacto Positivo” o Serviço de Mobilidade Fluvial configura uma das fases do projeto-piloto do CITinova pensado para viabilizar a conexão de forma sustentável duas margens do Rio Capibaribe na capital pernambucana: o Barco Solar.

Segundo Cézar Cavalcanti, Head de Design e Estratégia na Orbe, ser premiado no Brasil Design Award 2020 é a consolidação do reconhecimento da importância de designers inovadores na produção de soluções sustentáveis. “É importante que premiações valorizem e ajudem a dar visibilidade a um design conectado à inovação social, à sustentabilidade e, sobretudo, por ser um projeto de Design de Serviços”, comentou Cézar. “Nosso papel é projetar como as pessoas podem se relacionar com um serviço de mobilidade, tanto do ponto de vista de quem usa, de quem trabalha, como de quem gerencia e investe, conectando tudo nessa visão inovadora e factível de serviço de mobilidade fluvial”, explica Cézar Cavalcanti.

Para saber mais acesse: https://citinova.mctic.gov.br/servico-de-mobilidade-fluvial-e-vencedor-da-8a-edicao-do-brasil-design-award/

O CITinova é um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o projeto é co-executado no Recife, pelos parceiros ARIES e Porto Digital.

Por Giselle Cahú; equipe de comunicação ARIES.