#TBT | Comitiva de Nantes no Recife: visitas aos projetos e sede da ARIES integram a programação

24/11/2022

A missão técnica é a segunda de seis visitas entre a cidades-irmãs

Ainda em abril deste ano, uma delegação recifense compôs a missão técnica que visitou a cidade de Nantes, na França. A missão é fruto de um acordo de cooperação com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) que objetiva unir saberes, experiências, alavancar parcerias e investimentos entre Recife e Nantes, consideradas cidades-irmãs que possuem diversas similaridades, como a história baseada em atividades portuárias e processos de recuperação ligados à tecnologia e inovação.

Neste mês de novembro ocorreu a primeira missão oficial Nantes-Recife com o objetivo de apresentar o contexto e o ambiente do Recife para avançar em pautas comuns às duas cidades, visando realizar ações concretas de coorperação entre as duas cidades. A missão integra um total de seis missões a serem realizadas até 2024, sendo três Recife-Nantes, e as demais Nantes-Recife. A delegação francesa, que contou com a presença de personalidades como o Anthony Berthelot, prefeito de Indre e um dos prefeitos da região metropolitana de Nantes, participou de uma série de atividades e visitas, incluindo a quarta edição do REC’n’Play Festival e a visita aos Jardins Filtrantes, projeto-piloto do CITinova em execução pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES)

“Somos parceiros nessa cooperação técnica e iremos construir, junto com a Samoa¹, iniciativas que dialoguem com o propósito das duas instituições e que tragam soluções inovadoras e efetivas para o Recife”, comenta Marcos Baptista, presidente da ARIES, sobre o envolvimento da ARIES nas missões da cooperação. A comitiva também visitou a ARIES, momento em que foram apresentados demais projetos e ações realizadas pela Organização Social.

1 – Samoa é uma empresa pública que nasceu em 2003 por iniciativa da prefeitura de Nantes, cidade às margens do rio Loire, na região da Alta Bretanha, oeste da França, com o intuito de desenvolver a ilha de Nantes, bem como a região metropolitana onde está inserida. Atua em dois eixos, além do desenvolvimento urbano a Samoa recebeu, em 2011, da prefeitura de Nantes e da região do Pays de la Loire a missão de liderar e desenvolver o ecossistema cultural e criativo do território composto por empreendedores e líderes de projetos, start-ups, artistas e instituições culturais.