Plano Recife 500 Anos

14/07/2021

Estamos a cerca de um mês para as eleições municipais. Há alguns dias a campanha, que já estava a todo vapor nas redes sociais, tomou conta do rádio e da TV. Aos poucos vai ficando mais claro para a população quais são os planos das candidatas e candidatos para resolver ou ao menos amenizar os inúmeros problemas que atingem os recifenses, em especial os mais vulneráveis. Sabemos o quanto é curto o mandato de 4 anos para a solução de alguns desses problemas, mas é preciso começar e, principalmente, é imprescindível saber: onde precisamos chegar? A resposta a essa pergunta está no Plano Recife 500 Anos, um documento construído a 5 mil mãos, coordenado pela ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia e entregue ao Município em junho de 2019. No Plano está colocado o desejo de cidade que precisamos ter em 2037, quando seremos a primeira capital brasileira a completar 500 anos de existência.


A ARIES já esteve com quase todos os candidatos e candidatas, ocasião em que entregamos o Plano e pedimos que assumam um compromisso com o Planejamento de Longo Prazo da Cidade, posto no documento. A Carta Compromisso com o Recife 500 Anos estabelece que nos primeiros dias de 2021 o futuro gestor ou gestora possa mostra a população o que pretende fazer, dentro do seu mandato, para que as 6 Grandes Transformações, detalhadas a seguir, propostas pelo Plano sejam realidade em 2037.


Através de 6 Grandes Transformações o Recife será o que planejamos hoje: A Conectividade Universal pretende tornar o Recife uma metrópole global preparada para as transformações culturais, tecnológicas e econômicas do século 21; Cidade Viva é onde se distribui oportunidades, serviços e infraestrutura a todos os cidadãos e fortalece o potencial dos bairros; Decisão Informada é a que orienta estratégias, políticas públicas e investimentos em dados coletados em tempo real e com co-criação popular; Devolver as águas do Recife aos recifenses e fazê-las agir em seu favor, promovendo segurança e bem estar, é o que chamamos Cidade das Águas; Cidade dos Encontros promove as conexões priorizando o deslocamento ativo integrado a espaços públicos, semipúblicos e privados; Primeiro a Infância destaca a educação, saúde, segurança e lazer para todos, priorizando as crianças na primeira infância (0-6 anos), como base do futuro da cidade.


É esse o compromisso que iremos cobrar a quem deseja estar no comando dos destinos de nossa cidade a partir de janeiro de 2021.


Contamos também com a parceria do Programa Cidades Sustentáveis, iniciativa de abrangência nacional, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e que oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano. O Plano pode ser acessado no www.rec500.org .br e todos podem participar das nossas discussões permanentes no nosso Instagram @recife_500anos. O Cidade Sustentáveis detalha as suas iniciativas no www.cidadessustentaveis.org.br.

Marcos Baptista Andrade
Presidente da ARIES

* Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião da organização.