Primeiro a Infância | Praça Do Lixo Ao Luxo

14/07/2021

Investir na requalificação de espaços públicos como praças e parques é uma estratégia do Plano Recife 500 Anos para colaborar na promoção de uma sociedade mais inclusiva. Com isso, buscamos aumentar o acesso da população sobre espaços públicos disponíveis nos bairros da cidade.

Na Iputinga, a praça Do Lixo ao Luxo o Projeto Primeiro a Infância, da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) prioriza a valorização dos espaços ao ar livre, com brinquedos que estimulam o desenvolvimento cognitivo e o brincar junto entre as crianças, além da presença da natureza no meio da cidade.

Espaços públicos de qualidade são essenciais para o desenvolvimento saudável na infância, mas também são necessários para nos conectarmos e cuidarmos mais do lugar onde moramos. Ao participar ativamente da construção das praças do nosso bairro e frequentar espaços próximos a nossa casa, desenvolvemos um importante senso de pertencimento, de vínculo ao território, que proporciona mais cuidado e zelo ao longo de gerações na comunidade.

A problemática do lixo acumulado pela própria comunidade que vive no entorno da praça não foi escolhida ao acaso entre os moradores, ao apontar o nome que queriam ver associado ao local, a partir da construção. Ela traz o marco simbólico da transformação social, educacional e ambiental pelas quais passaram os moradores em meio ao cenário local.

Relatos de sujeira, mau cheiro, circulação de animais e riscos para as crianças eram recorrentes na comunidade. O caos e a insatisfação com a situação levaram à união da maioria na busca pela transformação e melhoria do espaço. Hoje são os moradores que articulam vias para uma melhor manutenção e preservação da praça.

O resultado, depois de muito esforço, está aí. Um local para lazer ressignificado, capaz de abrigar crianças, jovens, adultos e idosos, reunindo famílias com responsabilidade num momento em que o mundo pede mais calma e atenção no cuidado com a saúde e na experiência dos momentos de lazer com distanciamento social.