Projeto CITinova | Oficina EVTEA

24/05/2022

Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES) e o Porto Digital, através do Projeto CITinova, estão executando um conjunto de entregas relacionadas ao desenvolvimento sustentável para o Recife. Uma delas é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a produção de Habitação de Interesse Social (HIS) e de Mercado Popular (HMP) na capital.

A premissa-chave do estudo é proporcionar ferramentas que impulsionem o poder público e criem caminhos para a tomada de decisão no campo da oferta de habitação acessível e bem localizada, visando o combate ao déficit quantitativo.

Com essa intenção, o EVTEA se empenhou em juntar diferentes dados, com o cuidado de estudá-los para desenvolver um banco de informações georreferenciadas, que, tratadas com filtros de prioridade, permitem identificar áreas de boa qualidade para instalação de novas unidades de HIS e HPM dentro da cidade do Recife.

“Habitação bem localizada e inclusão social” foi uma oficina realizada no dia 30/04/2022 com momentos de debates e exposição sob o objetivo de partilhar e discutir as metodologias utilizadas no diagnóstico e as propostas sugeridas para possibilitar a aplicação do projeto-piloto na prática de forma mais econômica, sustentável e viável tanto juridicamente como institucionalmente.

Cientes de que este será um espaço valioso para trocas sobre produção habitacional entre organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais, gostaríamos de convidá-la(o) a comparecer e colaborar com as discussões em torno dos temas, que serão reunidas e registradas dentro do Estudo.


Este é um projeto-piloto do CITinova, um projeto multilateral para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), este projeto é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado nacionalmente em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).