Alunos do curso de Engenharia Ambiental (UFRPE) vivenciam aula de campo com visita na obra dos Jardins Filtrantes

19/09/2022

Executados pela ARIES através do Projeto CITinova, o Projeto-Piloto Jardins Filtrantes é exemplo de inovação e sustentabilidade como Solução Baseada na Natureza na cidade do Recife

Alunos do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) vivenciaram uma experiência acadêmica diferente nesta segunda-feira, 19. A visita às obras dos Jardins Filtrantes configurou a aula de campo da disciplina de Processos Biogênicos Ambientais, ministrada pela Professora Rossana Pragana. Ao longo da disciplina os alunos discutiram temas como biorremediação, fitorremediação, tratamento de águas através de processos biológicos, entre outros, conta a professora.

A visita foi guiada pela equipe técnica da ARIES responsável pelo projeto-piloto Jardins Filtrantes, que integra o CITinova Recife. Após uma breve explanação sobre a ARIES, sua atuação e seus projetos, os alunos tiveram a oportunidade de ter uma ampla explanação sobre a concepção do projeto dos Jardins Filtrantes, suas etapas, desafios e resultados esperados. O engenheiro Renato Martiniano e a arquiteta e urbanista, Dayse Vital, também sanaram dúvidas e curiosidades dos graduandos.

“Sabemos da importância de, enquanto alunos, realizarmos visitas técnicas em espaços diversos. Promover momentos de troca de conhecimento e experiências é essencial para, além de inspirar a trajetória de novos profissionais, mostrar que é possível realizar projetos sustentáveis com potencial de modificar a cidade do Recife ao longo do tempo e a partir da sua replicabilidade”, comenta Renato Martiniano, engenheiro da ARIES.

Acompanhados da equipe ARIES e da equipe complementar que integra o corpo técnico da implementação dos Jardins Filtrantes, os alunos caminharam pela área em obras no Parque do Caiara, Zona Oeste do Recife, com a devida proteção e supervisão do técnico de segurança. Ao fim da caminhada, todas e todos exploraram a maquete dos Jardins, visualizando o futuro da área.

Os alunos tomaram conhecimento sobre a obra do projeto-piloto através de pesquisas para um seminário da disciplina de Processos Biogênicos Ambientais. Segundo a Professora Rossana Pragana, facilitadora do conteúdo, as visitas técnicas têm uma importância muito grande por configurarem uma conexão da teoria com a prática. “É uma oportunidade de apresentar aos alunos a vivência de temas discutidos em aula, como a biorremediação, onde está inclusa a fitorremediacao, a importância do tratamento de águas poluídas, entre outros assuntos. Além da discussão do processo de licenciamento ambiental, que já foi mostrando a eles a importância da interdisciplinaridade”, comentou a docente.

“Foi maravilhoso conhecer o projeto de Jardins Filtrantes ainda em obras, pois poderemos acompanhar e vibrar com a conclusão dele também. É um projeto lindo e fantástico, tomara seja replicado e espero poder contribuir um pouco com este trabalho lindo. A visita foi fantástica, a atenção, a empolgação, a segurança e competência da equipe abrilhantou a visita”, relatou Rossana, professora da UFRPE.

CITinova no Recife

O projeto CITinova desenvolve projetos-piloto na capital pernambucana com a temática do planejamento urbano integrado e seus benefícios no território em duas frentes: Planejamento Urbano Integrado; referente à produção de conhecimento e ferramentas para a gestão coordenada de políticas urbanas, ambientais e participação social. E Investimento no Território; referente aos projetos-pilotos com tecnologias inovadoras que tenham impacto na cidade e ganhem escala.

Os Jardins-Filtrantes integram o componente de Investimento no Território do CITinova. Assim como os demais projetos do CITinova em Recife, os Jardins Filtrantes se relacionam diretamente com o Plano Recife 500 Anos e estão em consonância com o Parque Capibaribe.

A tecnologia francesa é uma Solução Baseada na Natureza (SBN) que utiliza plantas fitorremediadoras para filtrar de forma sustentável a poluição presente na água, controlando a poluição e favorecendo a oxigenação dos corpos d’água. No Recife, os Jardins Filtrantes filtrarão a água do Riacho do Cavouco no trecho em que o riacho corta o Parque do Caiara (Iputinga – Zona Oeste) e deságua no Rio Capibaribe.

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES.