Projeto CITinova | Jardins Filtrantes

11/02/2022

Pioneiro em parques públicos do Recife, o projeto-piloto Jardins Filtrantes, uma iniciativa CITinova, avança para a etapa de obras civis. Com duração prevista para 150 dias, o investimento de R$ 4,5 milhões realizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility- GEF, em inglês) prevê a implementação de Jardins Filtrantes para tratar a água da foz do Riacho do Cavouco, localizado no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade.

A ação ocorrida no dia 30/01/2022 tirou dúvidas e atualizou os moradores sobre a obra do projeto-piloto Jardins Filtrantes, uma iniciativa do Projeto CITinova. Na ocasião, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) reuniu moradores da Iputinga (ZO) e frequentadores do Parque do Caiara para debater sobre o projeto.

A obra do projeto-piloto, prevista para iniciar em fevereiro, ocupará aproximadamente 7.000 m² de área com a implementação de uma Solução Baseada na Natureza que atuará no ambiente através de plantas fitorremediadoras, que realizarão a filtragem da água do Riacho do Cavouco favorecendo a ampliação da oxigenação do Rio Capibaribe, auxiliando-o em seu processo de resiliência. O projeto-piloto faz parte do CITinova, um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e executado em parceria com ARIES e Porto Digital na capital pernambucana.