‘Diálogo pela Resiliência’ reúne Academia e Juventude na tarde desta quinta-feira, 22

23/09/2022

Através do Projeto CITinova, a ARIES e ICLEI buscam reunir a população e incentivar o conhecimento e troca de opiniões sobre o Plano de Adaptação Setorial da cidade do Recife, o PASR

O primeiro semestre de 2022 foi marcado pelas fortes chuvas no Recife e em todo o Estado de Pernambuco. Com mais de 120 mortes oficialmente registradas e 71 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, a tragédia superou a cheia de 1975, até então a maior catástrofe vivenciada em Pernambuco nos últimos 50 anos, que contabilizou 104 pessoas mortas e 350 mil desalojados segundo dados oficiais.

Esses e outros acontecimentos norteiam o desenvolvimento do Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas, um projeto-piloto do CITinova executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES. Com o objetivo de reduzir os impactos dos eventos decorrentes da mudança do clima na capital pernambucana, o Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR) baseia sua construção em quatro setores norteadores – Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Economia e Transformação Urbana – a fim de promover o desenvolvimento sustentável no meio urbano do  Recife a partir de análises técnicas e construção conjunta.

Neste sentido, a ARIES, juntamente com a Prefeitura da Cidade do Recife, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a WayCarbono, vêm realizando uma série de ações online e presenciais para ampliar a escuta e participação da sociedade civil na construção do PASR. O “Diálogo pela Resiliência”, realizado nesta quinta, 22, reuniu atores da Academia e de grupos de Juventudes, fomentando o debate sobre os elementos do Plano.

Visando possibilitar espaços de fala, a metodologia do evento envolveu trabalhos em equipe, momento em que cada grupo foi responsável por um dos setores do PASR (Economia, Mobilidade e Saneamento, Transformação Urbana). Após o debate entre os grupos, sempre com o auxílio da equipe ARIES, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife, e ICLEI, cada grupo explanou suas considerações e debates foram realizados agregando a opinião de todos os presentes.

Alinhado ao Plano Recife 500 Anos, o Plano de Adaptação Setorial é desenvolvido pela ARIES, em parceria com o Porto Digital, Prefeitura do Recife, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a WayCarbon. O PASR é mais um projeto-piloto do dentro do Projeto CITinova, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/CITinova.