PASR integra estratégias do Recife frente às mudanças climáticas

25/02/2022

Projeto-piloto executado pela ARIES foi um dos temas tratados na primeira reunião do GECLIMA em 2022

As mudanças climáticas configuram-se como um dos maiores desafios mundiais, cenário que exige organização e planejamento das cidades. A capital pernambucana vem se destacando na agenda climática brasileira. Por meio da sexta chamada de desenvolvimento de projetos financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), que tem como tema central o Planejamento Urbano Integrado e o uso de Tecnologias Inovadoras, Recife é uma das cidades co-executoras do Projeto CITinova, cuja responsabilidade na capital pernambucana é da Agência Recife para Inovação e Estratégia junto com o Porto Digital.

Objetivando a redução dos impactos decorrentes da mudança do clima na cidade do Recife, a ARIES, em conjunto com a WayCarbon, o ICLEI e a Prefeitura da Cidade do Recife, está desenvolvendo o Plano de Adaptação Setorial do Recife (PASR). O documento compreende um diagnóstico de riscos e vulnerabilidades da cidade do Recife frente às mudanças climáticas. A partir do diagnóstico, o plano irá traçar diretrizes e ações de adaptação da cidade com foco nos setores prioritários do Plano com o interesse em promover o desenvolvimento sustentável no meio urbano do Recife. 

Durante a primeira reunião de 2022 do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife, o GECLIMA, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o PASR foi apresentado de forma integrada às atitudes já adotadas pela PCR no enfrentamento às mudanças climáticas.

Ocorrido de forma virtual, o encontro objetivou detalhar a metodologia de Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas (MOCLIMA), os processos e ações realizados durante o desenvolvimento do Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR), e informar sobre o reconhecimento da capital pernambucana como Nó de Resiliência na iniciativa global MCR2030.

A apresentação do MOCLIMA ficou a cargo do gerente de ações e estratégias climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcos Araújo. Segundo Araújo, o instrumento permite acompanhar o cumprimento das metas de redução do carbono atmosférico e os objetivos do combate à crise climática por meio de indicadores tangíveis com os status das ações de mitigação e adaptação da cidade; e conta com quatro caminhos-chave.

“O MOCLIMA é uma estratégia que podemos entender como um grande guarda-chuva conceitual de informações da cidade do Recife para as mudanças climáticas. Temos quatro caminhos, que são os Planos e Estudos, as Metodologias, os Compromissos Climáticos e os Produtos Tecnológicos”, explica Araújo, que cita o PASR como um dos elementos de destaque entre os Planos e Estudos adotados.

O Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR), seus objetivos, etapas, produtos e equipe técnica responsável também foram apresentados durante a reunião. O Plano permitirá estruturar um conjunto de soluções aos setores diretamente afetados e vitais para o funcionamento do Recife por meio de ações de adaptação climática. Com a intenção de aumentar a resiliência destes sistemas e reforçar a capacidade de resposta das instituições e da população mais vulnerável, as ações do PASR contemplam os setores de Saneamento Básico, Transformação Urbana, Mobilidade Urbana e Economia.

Marcos Baptista, presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia, reforça o alinhamento do PASR com o Plano Recife 500 Anos, o plano estratégico de desenvolvimento da capital pernambucana visando o ano de 2037. Baptista também destaca a importância da participação social na construção de planos que visam o futuro da cidade.

“O PASR é um projeto-piloto do CITinova executado pela ARIES e feito em parceria, mas nós não somos os proprietários desse projeto, a propriedade desse projeto é da cidade do Recife e da sociedade. Precisamos, sim, do apoio técnico nos assuntos do Plano de Adaptação Setorial, mas sobretudo, precisamos contar com a participação de quem vai viver e usufruir dos benefícios que esse plano tratá para a cidade do Recife”, comenta o presidente da ARIES.

O encontro também contou com a participação do Secretário Carlos Ribeiro, da SMAS; Leta Vieira, representando o ICLEI; de Melina Amoni, do Waycarbon; Erika Moura, secretaria de Saneamento e de demais integrantes do GECLIMA.

Assista à reunião clicando aqui.


O Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR) é desenvolvido pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital em conjunto com a Prefeitura do Recife, o ICLEI e a Waycarbon. É um projeto-piloto do CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/CITinova; com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Foto em destaque: Daniel Tavares