Hackathon Toró de Ideias desenvolve propostas para a ativação da Rota Histórico-Cultural do Centro do Recife sob a luz do Plano Recife 500 Anos
Concluindo os dois dias de maratona, o Primeiro Toró de Ideias define os grupos vencedores
Divididos em 5 grupos de 6 componentes, os 30 participantes do Toró de Ideias vivenciaram a experiência de dois dias de hackathon. Dinâmicas, caminhadas, muito diálogo e criatividade fervilharam no Centro do Recife no último fim de semana, 19 e 20 de agosto. Para as boas-vindas e ambientação dos participantes, painéis temáticos sobre o Centro e uma dinâmica para a criação dos grupos foram realizados na manhã da sexta-feira, 19; Na sequência, uma caminhada técnica auxiliou a imersão na Rota Histórico-Cultural do Centro do Recife, objeto da maratona realizada sob a perspectiva do Plano Recife 500 Anos.
A manhã do sábado, 20, foi marcada pela ideação e prototipação. Os participantes vivenciaram a Ferramenta 635, em que os grupos realizam uma chuva de ideias individualmente e colaboram entre si em sequências de rodadas. Na sequência, os participantes deram forma às suas ideias, prototipando com o auxílio de materiais de desenho e produzindo seus argumentos em formato de apresentação digital.
O corpo de jurados estava presente para assistir e tirar dúvidas sobre as ideias desenvolvidas no período da tarde, destinado para a contemplação das ideias. Diversas, inovadoras e criativas, todas as ideias propostas pelos participantes foram entregues à ARIES e ao RECENTRO, e serão reestudadas e lapidadas com a finalidade de ativar a Histórico-Cultural do Centro do Recife.
Ao fim do dia o júri entrou em um consenso e definiu como a grande vencedora do primeiro hackathon Toró de Ideias a Equipe Aratu Modular, composta por Guilherme Carvalho, Suellen Keyla Silva, Magdala Gomes Bezerra, Dennys Vicente Rocha do Nascimento, Larissa Emanuele de Morais Lima e Barbara Lino.
Em segundo colocado ficou a Equipe Conexão, com Leilane Alcântara, Jaqueline Soares, Roberto Salomão, Mirelle Falcão e Júlia Lumack.
E a Equipe Sinta Recife fechou o pódio com Fernando Figueiredo, Amitaf Barbosa, Vitor Araripe, Larissa Möller e Isadora Carvalho ocupando o terceiro lugar.
Conheça um pouco mais sobre os integrantes da Equipe Aratu Modular, vencedora do Primeiro Toró de Ideias, uma iniciativa da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, através do RECENTRO:
Guilherme Carvalho: Já tendo morado na Angola e no Canadá, Guilherme é designer, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e Design de Interação para Artefatos Digitais. Atualmente Gestor de Design e Comunicação Visual na Secretaria de Segurança Cidadã/Compaz, mas antes dessa jornada trabalhou como Diretor de Arte em Agências de Publicidade e como produtor executivo de bandas e shows de rock independente.
Suellen Soares: Estudante de Arquitetura e Urbanismo, estagiária na Associação Alphaville Francisco Brennand. Suellen faz parte do projeto de Iniciação Científica “MemoriAR” Uma cartografia Urbana do Bairro da Várzea.” Participou do concurso de Praças de Descanso Fenearte 2022; e foi aprovada no concurso de monitoria na disciplina de Desenho Arquitetônico l 2019.2 UNIBRA.
Magdala Gomes: Moradora de Santo Antônio, Magdala é formada em Arquitetura e Urbanismo na UNICAP, cofundadora do Diretório Acadêmico da UNICAP – intitulado C.A.I.S. (Coletivo Arquitetônico de Interesse Social) -, membro da Comissão Organizadora na diretoria de Infraestrutura do X Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Recife 2018, integrante do coletivo de negritude da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Participação em projetos de urbanismo tático e prototipagem pelo INCITI, oficina de capacitação de mobilidade pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, palestrante sobre corpos negros e a cidade para a revista Arquitetas Negras e facilitadora em relação a territorialidade no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Atualmente se especializando em prototipagem em arquitetura e edifício em altura pelo MDU na UFPE.
Dennys Rocha: Turismólogo recém-formado pela UFPE, Dennys se considera um roteirista turístico, gosta bastante de elaborar roteiros de turismo criativo e não convencionais. Dennys desenvolve um projeto na Brasília Teimosa, o Coletivo Errantes, que atualmente está sendo incubado pelo INCS Recife. É membro da RECRIA – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo e membro do Fórum de Turismo Criativo e já participou de outros Hackathons sobre o Recife, um com foco em Boa Viagem e outro com foco no Pátio de São Pedro.
Larissa Lima: Larissa é arquiteta e urbanista formada na UNICAP. Durante seu período na faculdade, se envolveu em estudos voltados à composição urbana do Centro do Recife, realizando também uma Iniciação Científica na área de patrimônio, voltada para a conservação da paisagem cultural do Centro Histórico. Larissa foi uma das participantes do Workshop da Nova Conde da Boa Vista e atualmente trabalha com interiores.
Bárbara Lino: Bárbara é pesquisadora de Cultura, Identidade, Patrimônio e Sociedade, formada em Ciências Sociais (UFPE) com uma longa passagem pela Arquitetura e Urbanismo (UFPE). No momento cursa mestrado em Sociologia (UFPE). Bárbara é integrante do Coletivo Cine Rua PE, pesquisa as relações entre a experiência do cinema, a formação do espaço urbano e suas influências nos modos de vida e de sociabilidade, com especial interesse no tema da reativação de equipamentos culturais para a reabilitação do centros urbanos, buscando levantar e analisar informações para orientação de projetos.No centro do Recife, realiza aulas abertas sobre os cinemas de rua do centro histórico, contextualizando social, territorial e historicamente esses equipamentos culturais no processo de formação das cidades do Brasil, roteiro este promovido pela La Ursa Tours.
Parabenizamos a todas e todos que fizeram parte dessa maratona, somando esforços para que o primeiro Toró de Ideias tenha sido realizado de forma dinâmica, divertida e com resultados positivos para o Centro da nossa cidade. Juntos pensamos e construímos o Recife do futuro.
Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES.