Jardins Filtrantes inicia fase de plantio

15/12/2022

Uma das etapas mais aguardadas teve início nesta semana, o plantio das mudas marca o avanço da Solução Baseada na Natureza em instalação no Parque do Caiara, na Iputinga

Após percorrerem aproximadamente 3 mil km de caminhão, as 7.500 mudas dos Jardins Filtrantes chegaram no Recife! A viagem iniciou no município de Miracatu, em São Paulo, e foi realizada por uma equipe cuidadosa que fez paradas regulares para hidratação das cinco espécies encarregadas de filtrar parte da vazão do Riacho do Cavouco no Parque do Caiara, bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Recebidas e contadas, as mudas são distribuídas em suas espécies e quantidades na borda do filtro em que serão plantadas, conforme determinação do projeto. A engenheira agrônoma Regina Ferreira, responsável pelo plantio dos Jardins Filtrantes, explica que o processo envolve a demarcação dos locais de cada muda, a retirada da planta da bolsa ou bandeja de transporte, a acomodação das mudas na brita e a separação dos materiais para reciclagem ou reutilização.

“Todas as plantas utilizadas são macrófitas aquáticas e cada uma tem um grande poder de filtragem. Tanto no transporte quanto no plantio, nos preocupamos com a saúde das raízes das plantas, por isso monitoramos para manter o nível de água do filtro cheio para que elas tenham uma adaptação mais fácil e saudável”, explica a engenheira agrônoma.

A escolha das espécies envolveram critérios como resistência ao clima, paisagismo projetado, a beleza que a planta vai proporcionar e a capacidade de filtragem para atender a demanda do Riacho do Cavouco, que é um efluente de matéria orgânica com despejo de resíduos domésticos. Helenylson Jesus Pereira, engenheiro civil e supervisor de obra da Phytorestore exemplifica com a função das Ninféias, espécie que estará presente na lagoa plantada, último processo de filtragem dos Jardins.

“Na lagoa a água retorna ao contato direto com os raios solares. A vegetação escolhida para o local foram as Ninféias, que funcionam como uma bomba de ar. As folhas captam oxigênio do ambiente e liberam dentro da água, o que dá uma nova vida para a água que retornará ao Rio Capibaribe”, explica o supervisor.

Para Marcos Baptista, presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), o início da etapa do plantio consolida a excelência das fases anteriores do projeto para a instalação dos filtros.

“Agora chegaram as protagonistas dos nossos Jardins, as plantas que irão preencher todos os tanques e realizar o processo de tratamento da água do Riacho do Cavouco. O projeto está tomando forma e em breve a população poderá conhecer de perto uma técnica de tratamento de água baseada na natureza inédita no Recife, que certamente tornará o Parque do Caiara mais um ponto de turismo e visitação na cidade”, comenta o presidente da ARIES.

Entrega do projeto-piloto

A conclusão da etapa do plantio está prevista para as próximas semanas visto que leva-se dois dias de plantio para cada filtro. No entanto, a entrega final do projeto-piloto deve ocorrer a partir do fim de janeiro de 2023. Geovana Mello, engenheira responsável pelos Jardins Filtrantes através da construtora, explica que dois fatores somam-se para este prazo: o acabamento final da obra com colocação do gramado e canteiro externo, e a operação do sistema.

“O sistema não é simplesmente ligar a bomba, teremos operadores que vão estar fechando e abrindo válvulas manuais e tudo isso leva um tempo. A Phytorestore realizará a manutenção inicial e o treinamento dos operadores para que a equipe aprenda a rotina dos filtros, além do manejo com as plantas que necessitarão de poda, por exemplo”, elucida a engenheira que comemora o avanço do projeto: “Estamos muito felizes em fazer esse projeto porque além de agregar para a cidade um tratamento da água, estamos agregando também paisagisticamente para a população que vai ter um parque agradável com um visual lindo”, complementa Geovanna.


O projeto-piloto Jardins Filtrantes refere-se a implementação de uma Solução Baseada na Natureza que atuará no ambiente através de plantas fitorremediadoras, que realizarão a filtragem da água do Riacho do Cavouco na área do Parque do Caiara (Iputinga – Zona Oeste) favorecendo a ampliação da oxigenação do Rio Capibaribe, auxiliando-o em seu processo de resiliência. O projeto-piloto faz parte do CITinova, um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e executado em parceria com ARIES e Porto Digital na capital pernambucana.

Por Giselle Cahú, comunicação ARIES/CITinova.