Projeto-piloto Jardins Filtrantes recebe visita da vice-prefeita do Recife nesta sexta-feira, 18

19/02/2022

Área de intervenção do projeto-piloto, localizada no Parque do Caiara, recebe nova visita da Prefeitura da Cidade do Recife

Na manhã desta sexta-feira (18), a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, acompanhada da secretária de infraestrutura, Marília Dantas; e do secretário executivo de infraestrutura, Daniel Saboya; visitou o Parque do Caiara para conhecer a área de intervenção do projeto-piloto Jardins Filtrantes, uma inciativa CITinova cuja execução é responsabilidade da Agência Recife para Inovação e Estratégia realizada em conjunto com o Porto Digital e Prefeitura da Cidade do Recife.

A vice-prefeita destaca a beleza do Parque do Caiara, comparando-o a um oásis que permite a conexão dos seus visitantes e frequentadores com a natureza local. A inovação dos Jardins Filtrantes e o uso de tecnologia em favor da natureza também se destaca para Isabella de Roldão.

“Por ali [Parque do Caiara] passa o Riacho do Cavouco e, com os Jardins Filtrantes, a água poluída vai ser tratada e purificada de forma totalmente orgânica, através de plantas aquáticas nativas. O destino final dessa água limpa? O Rio Capibaribe! É a sustentabilidade aplicada na prática, minha gente! Uma obra que respeita o meio ambiente e que ainda vai deixar o Caiara ainda mais bonito e verde”, escreveu Isabella de Roldão em sua rede social.

Com cerca de 180.000 m², o Parque do Caiara, localizado na Avenida Maurício de Nassau, no Bairro da Iputinga, oferece uma localização estratégica para os Jardins Filtrantes por ser situado às margens do Rio Capibaribe. No local, a equipe da Prefeitura foi recebida pelo diretor-presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista; o engenheiro do Projeto CITinova/ARIES, Renato Martiniano; e a presença da representante da Phytorestore, Mariana Amazonas. A equipe uma apresentação técnica do projeto, bem como um pequeno passeio pela área.

“Promover visitas como essa materializam o projeto com o qual sonhamos. Estamos vendo os Jardins Filtrantes ganhando forma após todos os minuciosos processos de estudos e análises que envolve o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis na nossa cidade. Em breve, todos os recifenses poderão visitar e desfrutar esse novo espaço”, comenta Marcos Baptista, presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).

CITinova no Recife

O projeto CITinova desenvolve projetos-piloto na capital pernambucana com a temática do planejamento urbano integrado e seus benefícios no território em duas frentes: Planejamento Urbano Integrado; referente à produção de conhecimento e ferramentas para a gestão coordenada de políticas urbanas, ambientais e participação social. E Investimento no Território; referente aos projetos-pilotos com tecnologias inovadoras que tenham impacto na cidade e ganhem escala.

Os Jardins-Filtrantes integram o componente de Investimento no Território do CITinova. Assim como os demais projetos do CITinova em Recife, os Jardins Filtrantes se relacionam diretamente com o Plano Recife 500 Anos e estão em consonância com o Parque Capibaribe.

A tecnologia francesa é uma Solução Baseada na Natureza (SBN) que utiliza plantas fitorremediadoras para filtrar de forma sustentável a poluição presente na água, controlando a poluição e favorecendo a oxigenação dos corpos d’água. No Recife, os Jardins Filtrantes filtrarão a água do Riacho do Cavouco no trecho em que o riacho corta o Parque do Caiara (Iputinga – Zona Oeste) e deságua no Rio Capibaribe.

Por Giselle Cahú, da equipe de comunicação ARIES/CITinova.