ARIES apresenta Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas à equipe de consultores holandeses DDR Team

09/02/2023

O PASR direciona esforços para adaptação às mudanças climáticas com foco nos setores de Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Economia e Transformação Urbana

A iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife junto à embaixada da Holanda inseriu a capital pernambucana na rota do programa do governo holandês de colaboração com países que estão em situações semelhantes à Holanda no sentido da adaptação às mudanças climáticas. Assim como o Recife, a Holanda possui áreas abaixo do nível do mar, o que amplia as questões emergenciais de drenagem urbana, dessa forma, o país é reconhecido pela sua excelência em soluções e gestão de águas.

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), responsável pelo desenvolvimento do Plano de Adaptação Setorial às Mudanças Climáticas da Cidade do Recife (PASR) através do Projeto CITinova, participou de reunião com a equipe de especialistas holandeses da consultoria Dutch Risk Reduction Team (DRR Team), juntamente com o Instituto das Cidades Pelópidas Silveira (ICPS) na sede da Prefeitura da Cidade do Recife. Na ocasião, o ICPS realizou uma apresentação sobre como as questões das mudanças climáticas e o aumento do nível do mar estão presentes no planejamento urbano do Recife. Segundo Mariana Asfora, presidente do ICPS, a evolução urbana no Recife está diretamente relacionada aos cursos d’água.

Na sequência, a ARIES apresentou seu propósito enquanto Organização Social responsável pelo planejamento estratégico de longo prazo da cidade, com foco nos projetos-pilotos do CITinova em execução, especialmente sobre o PASR. Para Mariana Pontes, diretora de projetos da ARIES, encontros como este são essenciais para o futuro da capital pernambucana, uma vez que a troca de conhecimentos sobre os territórios e suas demandas favorecem a elaboração de soluções para a cidade.

A missão da Holanda no Brasil segue até o próximo dia 10, sexta-feira, com agendas de reuniões e visitas técnicas de observação em áreas críticas do Recife para culminar em estratégias de intervenções na cidade, além de orientações para mitigação dos impactos das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar.

Por Giselle Cahú, comunicação ARIES/CITinova.