Compaz Dom Hélder mais colorido e atrativo para a primeira infância

22/09/2022

Em mais uma ação conjunta da ARIES e Prefeitura do Recife, as crianças da primeira infância recebem uma área mais colorida e estimulante

O Compaz Dom Hélder Câmara, localizado na Ilha de Joana Bezeirra, Zona Sul do Recife, disponibiliza diversos serviços para a população dos bairros da Ilha do Leite, Cabanga, Ilha Joana Bezerra, São José, Coelhos e Paissandú. Com piscina, quadra poliesportiva, dojô para artes marciais, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Biblioteca Clarice Lispector, Bebeteca e outras atividades, o equipamento agora conta com uma área externa revitalizada.

Inspirados no projeto pedagógico “Pé de Infância”, que apresenta estratégias de engajamento e incentivo ao uso dos espaços públicos como caminhos e ofertas para o desenvolvimento infantil. Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), através do Projeto Primeiro a Infância, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, a Prefeitura da Cidade do Recife e o coletivo de artistas Aurora de Estrelas repaginou a área de lazer do Compaz, agregando também uma equipe de cinco crianças que recebem assistência do equipamento, promovendo uma vivência de pintura colaborativa.

A arte busca construir uma identidade para a ativação, partindo do processo colaborativo e de escuta com quem vivencia o local. O conceito aplicado no Compaz Dom Hélder possui três pilares: a Cultura Popular, no que compreende-se sobre a relação direta do brincar da criança e das manifestações populares; as Plantas Medicinais, exploradas em suas formas, tamanhos e cores; e a Ancestralidade, resgatando a importância da tradição de jogos e brincadeiras realizadas há anos, em um movimento coletivo.

Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, a arte foi pensada de modo a favorecer diversos tipos de interação. Segundo a equipe de artistas responsáveis pela ativação, com coordenação criativa de Manoel Quitério, o caminho de arco-íris, por exemplo, desenvolve e estimula a imaginação, para entrada da maratona de brincadeiras, a amarelinha e espirais desenvolve a consciência corporal, e o labirinto vai promover a capacidade de se concentrar e resolver problemas.

Equipe responsável pela concepção e execução da arte:

Coordenação criativa: Manoel Quitério
Produção executiva: Sarah Nazareth
Produção geral e coordenação pedagógica: Mariana Sobral
Arte-educação: Cecília Guerra
Investigação e atividade pedagógica: Thayane Fernandes .
Especialista em pintura artística: Tarta e Anderson.
Assistentes de pintura: Aldenita, Juliana Ivaldo.

Por Giselle Cahú, comunicação ARIES.