ARIES participa do 1º Encontro Urban95, que reúne parceiros em Boa Vista, Roraima

24/05/2022

ARIES leva a experiência do Projeto Primeiro a Infância para Roraima, capital que se destaca por ações e políticas voltadas aos pequenos e pequenas

Referência internacional na descentralização de políticas públicas para a primeira infância, Boa Vista, capital de Roraima, sediou o 1º encontro da Rede Urban95 Brasil, nos dias 17 e 18 de maio. A ocasião reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos de 23 cidades que compõem a Rede Urban95, dentre eles, a Recife, capital que executa o Projeto Primeiro a Infância através da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com a Prefeitura.

Visando a troca de experiências e lições aprendidas, a programação contou com visitas a equipamentos, serviços e espaços públicos. O grupo pôde conhecer o programa Família que Acolhe, o Caminho da Primeira Infância, a creche modelo e UBS com SPA do bebê, concluindo o tour no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação, experiências que priorizam as crianças no planejamento urbano e classificam Boa Vista como a capital da primeira infância.

Para enriquecer ainda mais o primeiro encontro presencial Urban95, o segundo dia foi dedicado à realização de dinâmicas e ao compartilhamento de experiências e desafios de cada cidade, sob os temas espaço público e mobilidade; mudança de comportamento; intersetorialidade e governança; desemparedamento e natureza; saúde e primeira infância; educação Infantil; assistência e primeira infância.

“Quando falamos em primeira infância, vai muito além de ser algo apenas bonitinho, estamos falando do poder do ambiente transformador, do desenvolvimento cognitivo e afetivo dessas crianças para que se tornem adultos com boa autoestima, com poder de decisão, confiantes e capazes. Trabalhar com a primeira infância é desafiador, potente e muito necessário”, afirma Camila Lopes, gestora do Projeto Primeiro a Infância da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).

Para a gestora, o 1º encontro da Rede Urban95 Brasil foi uma experiência que vai gerar frutos para o Recife. “Foi um encontro com muitas possibilidades de troca e aprendizado. Agora é a hora de traçar metas, de continuar a trabalhar por uma política pública de qualidade para a primeira infância e adaptar para a cidade do Recife elementos que vimos lá em Boa Vista, como o SPA do bebê, com aulas de massagem shantala, a horta na escola, e o programa Família que Acolhe, que vai um pouco além do Programa Mãe Coruja e conta com diversos serviços para as beneficiarias. A ARIES, em conjunto com a Prefeitura, têm, sim, novas possibilidades para o Recife”, comenta Camila Lopes.

A programação contemplou também o lançamento de duas publicações com foco em gestores, estudiosos e especialistas no tema da primeira infância. Teresa Surita, ex-prefeita de Boa Vista, lançou o livro “A primeira infância é para sempre: guia de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos”, e a Global Designing Cities Initiative apresentou o guia “Desenhando Ruas para Crianças”. Para mais informações, acesse https://urban95.org.br/

Informações coletadas no site Urban95; Texto final por Giselle Cahú, equipe de comunicação ARIES.


PROJETO PRIMEIRO A INFÂNCIA – ARIES – Executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), o Projeto Primeiro a Infância objetiva promover na capital pernambucana uma mudança de comportamento em relação à infância, principalmente no que diz respeito aos bebês e crianças de 0 a 6 anos de idade. Financiado pela Fundação Bernard van Leer, o Projeto Primeiro a Infância atua através dos eixos pesquisa, comunicação e intervenções urbanas. Seguindo os conceitos do Plano Recife 500 Anos e da Urban 95, o Projeto intervém nos territórios a partir da criação e requalificação de espaços urbanos, do estímulo a interações parentais positivas, hábitos saudáveis, ampliação de acesso e uso de serviços pertinentes à família, direcionando o olhar também aos cuidadores.