Prefeito João Campos oficializa início das obras no Cais da Vila Vintém

24/10/2022

Em visita à área de intervenção, Prefeito do Recife marca o avanço do Projeto Parque Capibaribe junto à ARIES

Projeto Parque Capibaribe avança em mais uma área de urbanização que soma-se ao Jardim do Baobá, Praça Otávio de Freitas e Parque das Graças, visando construir no Recife um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe. O Cais da Vila Vintém (área próxima ao Museu Murillo la Greca, na Zona Norte), novo trecho do Parque, recebeu na última sexta-feira (21) a visita do Prefeito do Recife, João Campos, acompanhado de Gelisa Bosi, secretária-executiva de Desenvolvimento e Inovação do Recife; Gabriela Buarque, diretora executiva de Projetos e Obras da Emlurb; Christian Lisboa Contreiras, secretário executivo do Gabinete de Projetos Especiais; Roberto Lins, gerente geral do Parque Capibaribe; Marcos Baptista, presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).

A comitiva foi recepcionada pelo engenheiro responsável pela implementação do Cais da Vila Vintém pela ARIES, Maxwell Vieira, pelo engenheiro responsável pelas obras no Parque do Caiara pela ARIES, Renato Martiniano, e Marcos Baptista, presidente da ARIES. Durante a visita os presentes caminharam na área, participaram da apresentação da planta do projeto e puderam tirar dúvidas e realizar contribuições.

“Vamos ter um novo trecho requalificado, restaurado, na margem do Rio Capibaribe, à disposição dos recifenses para viverem a cidade, protegerem e estarem perto do nosso grande patrimônio, que é o Rio Capibaribe. Aqui é um projeto feito a várias mãos, com a Universidade Federal de Pernambuco, Porto Digital, ARIES, Prefeitura do Recife, a ONU, uma captação feita através do GEF e é isso que a gente pode celebrar aqui. São várias instituições que se juntam para poder construir um legado para a cidade. ”, destacou o Prefeito do Recife João Campos.

A execução da urbanização da Vila Vintém (Parnamirim) é de responsabilidade da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, dentro da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos configuram a execução do Projeto Parque Capibaribe de forma integrada ao Projeto CITInova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana.

Segundo Marcos Baptista (ARIES) o investimento em intervenções que valorizem o Rio Capibaribe e o conecte diretamente com a identidade da capital pernambucana é essencial para realizar a transição do Recife para uma Cidade Parque, como aponta o Plano Recife 500 Anos.

Cais da Vila Vintém: Projetado junto à população

Objetivando gerar inovações na área de Planejamento Integrado e Tecnologias da Natureza, o CITinova dedica-se a soluções tecnológicas e processos participativos para a definição e realização de projetos, visando espaços públicos de qualidade para todos, bem como futuro inclusivo e sustentável para as cidades. Seguindo esse objetivo, o projeto do Cais da Vila Vintém realizou de novembro de 2019 a janeiro de 2021 processos participativos com visitas à comunidade, apresentações e rodadas de co-criação, reuniões com parceiros públicos, especialistas e moradores, favorecendo a escuta, a compreensão do imaginário das pessoas, bem como de suas necessidades como, por exemplo, calçamento, acessibilidade e mobiliário.

As atividades foram organizadas em cinco etapas de trabalho: preparação; desenho do processo; condução das jornadas de engajamento; sistematização e análise de resultados; e consolidação do diagnóstico participativo. De forma adaptada, as atividades foram mantidas durante a pandemia da Covid-19.

Por Giselle Cahú, equipe de Comunicação ARIES/CITinova

Foto de capa: Edson Holanda/PCR